A primeira fase do modernismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O movimento modernista no Brasil contou com duas fases: a primeira foi de 1922 a 1930 e a segunda de 1930 a 1945.
A primeira fase caracterizou-se pelas tentativas de solidificação do movimento renovador e pela divulgação de obras e idéias modernistas. Os escritores de maior destaque dessa fase defendiam a reconstrução da cultura brasileira sobre bases nacionais,a promoção de uma revisão críticade nosso passado histórico e de nossas tradições culturais,a eliminação definitiva do nosso complexo de colonizados,apegados a valores estrangeiros. Várias obras,grupos,movimentos,revistas e manifestos ganharam o cenário intelectual brasileiro,numa investigação profunda e por vezes radical de novos conteúdos e de novas formas de expressão.
Entre os fatos mais importantes destacam-se a publicaçãoda revista Klaxon que foi criada em São Paulo,no período em que Mario de Andrade chamava de ”orgia intelectual”. Simultaneamente à publicação de obras e à fundação de revistas,foram bancados vários manifestos e movimentos,que aglutinavam e dividiam-se os escritores da época. /entre eles,destacam-se quatro: Pau-Brasil,o Verde-Amerelismo,e a Antropologia e a Anta.
O manifesto da poesia Pau-Brasilfoi lançado em 1924,por Oswald de Andrade. O movimento defendia a criação de uma poesia brasileira de exportação,demonstrando irreverência e revolta contra a cultura acadêmica e dominação cultural européia em nosso país, o movimento propunha uma poesia primitivista,constituída com base na revisão crítica de nosso passado histórico e cultural e na aceitação e valorização dos contrastes darealidade e da cultura brasileira.
O verde-amarelismo surgiu em São Paulo,construído por Menotti Del Picchia,Plínio Salgado,Guilherme de Almeida e Cassiano Ricardo. O movimento defendia um nacionalismo ufanista,com evidente inclinação para o movimento Pau-Brasil era “afrancesado”.Em 1927,tornando a anta e o índio Tupi como símbolos da nacionalidade primitiva,o grupo Verde-amarelismo transformou-se naEscola de Anta.
Revidando com sarcasmo o primitivismo Xenófobo da Anta,Oswald de Andrade,Tarsila do Amaral e Raul Bopp lançaram,em 1928, o mais radical de todos os movimentos: a Antropologia.O movimento foi inspirado no quadro Abapuru,que Tarsila oferecerá a Oswald como presente de aniversário. As idéias do grupo tinham como porta voz a Revista de Antropofogia,da qual também participavam Antôniode Alcântara Machado,Geraldo costa e outros.
Contrariamente á Xenofobia da Escola de Anta,os antropófagos não negavam a cultura estrangeira,mas também não a copiavam nem imitavam.
Dentre os muitos escritores que fizeram parte primeira geração do modernismo destacamos Oswald de Andrade,Mário de Andrade,Manuel Bandeira,Alcântara Machado,Menotti Del Picchia,Raul Bopp,Ronald de Carvalho e Guilhermede Almeida. Manuel Bandeira(1886-1968)compõe juntamente com Oswald e Mario de Andrade,o tríade maior da primeira fase modernista,responsável pela divulgação e pela solidificação do movimento em nosso país.
O modernismo brasileiro: O modernismo brasileiro inicia-se nos anos 20;tardiamente,se comparado a outros movimentos modernistas que ocorriam no mundo.De amplo espectro culturas,faz convergiras mais diferentes tendências das vanguardas européias de antes da primeira Guerra Mundial,em particular o Cubismo e o Futurismo,que são assimiladas de modo antropofágico,ou seja,sem se respeitarem as suas origens,em fragmentos que obedecem ao gosto do artista.
O processo de São Paulo e a imigração italiana construirão o cenário propício para desenvolvimento do modernismo.Assim,já em 1913,LasarSegall realiza uma exposição de arte moderna com obras expressionistas e,em 1917,Anita Malfatti escandaliza a “boa” sociedade burguesa paulistana com as suas obras.Além disso, em 1920,o Brasil descobre o escultor Victor Brecheret.São estes os três principais antecedentes artísticos da Semana de 22.
A Semana da arte moderna de 22 é o ponto alto deste processo que procurava atualizar as artes...
tracking img