A Previsao De Falencias Por Meio Da Utilizacao De Indices Combunados

2136 palavras 9 páginas
A PREVISÃO DE FALÊNCIAS POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE ÍNDICES COMBUNADOS.

1. INTRODUÇÃO

A interpretação dos resultados é o aspecto mais relevante numa análise de demonstrações contábeis, pois cálculos matemáticos são facilmente desenvolvidos, principalmente com a ajuda da informática na atualidade. Portanto, as conclusões que podem ser obtidas pela análise dos resultados é que devem ser o foco dos trabalhos dessa natureza.

Sabemos que existem inúmeros índices e que compete ao analista selecioná-los de acordo com os seus objetivos, para delimitar a extensão do trabalho a ser desenvolvido, não permitindo assim que o profissional se disperse e prejudique a qualidade da análise. Assim, também afirma SILVA (1995,pág.263): “O analista precisa dimensionar a amplitude de sua análise, para não ficar a todo momento querendo acrescentar índices, muitas vezes sem saber o que cada índice acrescenta a sua análise.”

Nesse sentido, a análise das demonstrações contábeis é vista como uma ferramenta que evidência a situação da empresa, e os quocientes como resultados isolados que precisam ser interpretados num conjunto para que se consiga, desta forma, chegar a uma avaliação global. IUDÍCIBUS (1995, pág.129) ressalta que “O que se pode formar, através da apreciação conjunta dos quocientes, o mais das vezes, é uma opinião de conjunto, mais do que um veredicto. O equilíbrio e a ponderação devem ser as características dominantes do analista.”

Ainda em IUDÍCIBUS (1995,pág.129) o autor lista uma série de providências para uma análise conjunta de quocientes, transcritas resumidamente a seguir:
1) Conhecer intimamente a empresa a ser analisada,
2) Colecionar os quocientes calculados e fazer análise individual e por grupos, procurando formar uma opinião do conjunto, escrever suas observações e conclusões e elaborar relatório de recomendações à chefia imediata.

2. ANÁLISE DE ÍNDICES COMBINADOS

2.1. SELEÇÃO DOS ÍNDICES

Como a quantidade de índices é muito grande, é importante que

Relacionados