A prestação jurisdicional da tutela antecipada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 99 (24535 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
THIAGO LARA SILVA

A PRESTAÇÃO JURISDICIONAL DA TUTELA ANTECIPADA

UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO
CURSO DE DIREITO
CAMPO GRANDE- MS
NOVEMBRO - 2008
A PRESTAÇÃO JURISDICIONAL DA TUTELA ANTECIPADA

THIAGO LARA SILVA

A PRESTAÇÃO JURISDICIONAL DA TUTELA ANTECIPADA

Monografia apresentada como exigência para obtenção do título de Bacharel em Direito,à Banca Examinadora da Universidade Católica Dom Bosco, sob orientação do Prof. Cláudio Rosa Guimarães.

UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO - UCDB
CURSO DE DIREITO
CAMPO GRANDE - MS
NOVEMBRO - 2008

“É melhor tentar e falhar,
que preocupar-se e ver a vida passar;
é melhor tentar, ainda queem vão,
que sentar-se fazendo nada até o final.
Eu prefiro na chuva caminhar,
que em dias tristes em casa me esconder.
Prefiro ser feliz, embora louco,
que em conformidade viver [...]”.Martin Luther King (1929 - 1968)

AGRADECIMENTOS

Aproveito a oportunidade para agradecer a todas as pessoas que de alguma forma me ajudaram na conclusão deste trabalho, e principalmente na grande caminhada para a conclusão do curso de direito.

Primeiramente, gostaria de agradecer a Deus pela força, conhecimento e sabedoria concedidos a mim durante todos os anos deminha vida, baluartes estes sem os quais jamais teria alcançado meus objetivos.

Aos meus pais Érico Rubens Silva e Janete Lara Silva, que sempre acreditaram e apoiaram todos os momentos pelos quais passei, guiando-me sempre para os melhores caminhos possíveis, direção esta, essencial em minha caminhada.

Às minhas irmãs, Wanessa Lara Silva e Michelle Lara Silva, pessoasindispensáveis em minha vida que tanto me apoiaram em grandes momentos de dificuldade, e que muito contribuíram, juntamente com meus pais, para a formação de meu caráter.

Agradeço imensamente à Fernanda Patay Rodrigues, pessoa esta sem a qual jamais teria alcançado meus objetivos, incentivando-me, e principalmente, acreditando que eu poderia ser sim aquilo que eu sempre almejei.Indispensável em nossas vidas são as amizades que marcam a existência de determinados momentos, grandes amizades formam grandes pessoas que crescem juntas e compartilham experiências. Em torno disso, agradeço a todos os meus amigos e amigas, em especial Elizabeth Regina Guimarães, André Yoshimura, Adrio Bastos, Eugênio Castecki, Silvio Tenuta, Allan Torres, Alina Scatena, Rafael Daguano, EduardoArrua, Juliana Comparim, Thiago Madeira, Arthur Azambuja,

dentre muitos outros, os quais sempre estiveram presentes nos principais momentos de minha vida.

Ao meu grande amigo Hugo Melo Farias, pessoa a qual me ajudou a edificar certos princípios que regem a vida de uma pessoa digna e batalhadora.

Ao meu professor orientador Cláudio Rosa Guimarães, que de maneira serena,conduziu este trabalho da melhor maneira possível, me auxiliando e demonstrando todo o seu comprometimento com a orientação desta monografia.

Várias pessoas passam por nossas vidas, de forma direta e indiretamente, no entanto, todas elas deixam de alguma forma, a sua contribuição para uma permanente e crescente evolução, e deixo aqui meus agradecimentos a tais pessoas.

RESUMO

OEstado como garantidor da paz social, avocou para si a solução monopolizada dos conflitos intersubjetivos pela transgressão à ordem jurídica, limitando o âmbito da autotutela. Dotou o Poder Judiciário, da atribuição de solucionar os referidos conflitos mediante a aplicação direta do direito objetivo, abstratamente concedido ao caso concreto. Observou o legislador que o processo de amadurecimento...
tracking img