A presença da fantasia interferindo no conceito do real: UMA REBELIÃO CONTRA A HABITUAL NORMALIDADE LITERÁRIA

1715 palavras 7 páginas
A FANTASIA EM FACE DA REALIDADE TRADICIONAL

UMA REBELIÃO CONTRA A HABITUAL NORMALIDADE LITERÁRIA

“Tentei, a princípio, contar esta historia a sério. Descobri que era impossível, que ela exigia a paródia e a gargalhada. Foi uma experiência libertadora, que me revelou — só então! — as possibilidades da brincadeira e do humor na literatura.”
(Mario Vargas)

“É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão. O importante é aproveitar o momento e aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem saber ver.”
(Gabriel Garcia Marquez)

De acordo com a adaptação cinematográfica de Francisco J. Lombardi, baseada no romance homônimo do escritor peruano MARIO VARGAS LLOSA, “PANTALEÃO E AS VISITADORAS”, e no registro textual de GABRIEL GRACÍA MÁRQUEZ, “A INCRÍVEL E TRISTE HISTÓRIA DE CÂNDIDA ERÉNDIRA E SUA AVÓ DESALMADA”, constata-se que tais histórias possuem como ponto de ligação, a nítida e forte presença da fantasia interferindo no conceito do real, afastando-se daquilo que é convencional, rompendo com a lógica. Apesar de abordarem temas de relevância social, consideram a existência da realidade dos sonhos, crenças e do fantástico. Estabelecer o elo existente nas histórias mencionadas é o objetivo deste trabalho, assim como identificar suas características mais evidentes.
O filme “PANTALEÃO E AS VISITADORAS” conta a história de um oficial do exército, sério, integro, discreto, organizado, competente, rigoroso cumpridor do dever, amante de seu ofício que é designado a atuar na selva amazônica, para organizar um serviço secreto de prostitutas a fim de amenizar as necessidades sexuais soldadescas, além de resolver os casos dos estupros, que estavam ocorrendo na cidade e que eram atribuídos a tais soldados, por se encontrarem isolados da civilização por um período considerável e por isso enlouquecedor. A obra retrata de modo sutil, porém, interessante os

Relacionados

  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas