A presença do negro na amazonia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (727 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A presença do negro na Amazônia XIX

Texto: o universo da produção: bens e homens no mundo das águas.
Com definir a economia da Amazônia no XIX: uma proposta
Depois dessa incursãopela historiografia, fica claro que nossas opções de analise serão bastantes diferenciadas. A idéia é retomar a região, restituindo-lhe a historicidade, respeitando suas especificidades e encarando-acomo uma totalidade orgânica, dotada de lógica interna.
Aproximadamente desde finais do século XVIII, as atividades econômicas da região realizavam-se de uma estreita combinação entre aagricultura e a subsistência e a coleta de produtos extrativos. Ciro Cardoso afirma que, entre 1750 e 1820, ao lado do desenvolvimento de algumas platations e de grandes fazendas de gado.Antonio José barroso morreu em 1850, deixando um inventario considerável com apenas 2,6% de dividas passivas. Ali constam duas propriedades vizinhas em Manacapuru, com casas de vivenda, possuía um plantelde 44 escravos, que correspondia 51% de toda sua fortuna.
Patrícia Sampaio.

Texto: maldito de raça, maldito de cor: a imprensa abolicionista Belenense e seus atropelados raciais
HELDER LAMEIRADE LIM
malditos de raça, malditos de cor : traçando uma historia de racismo

ao estudar a imprensa do final do século XIX, o historiador logo procura saber se esta era abolicionista,escravocrata, conservadora, liberal ou republicana. Nesta pesquisa os jornais ditos “abolicionistas” foram priorizados, isto é, aqueles que defendiam em suas folhas o fim do trabalho escravo... Entreos periódicos paraenses, o Diário de Noticias (1880-1898) destacou-se por sua atuação contra o trafico interprovincial de escravos e pela emancipação da escravatura. Segundo o historiador José maibezerra neto, na luta da imprensa abolicionistas, “destacava se particularmente a recriminação à desclassificação e marginais”. O jornal Diários de Noticias chegou a fazer uma campanha contra a...
tracking img