A preença do texto em sala de aula

292 palavras 2 páginas
No texto “A presença do texto na sala de aula” de João Wanderley Giraldi traz as transformações gramaticais que estão ocorrendo na atualidade. Aborda a criatividade na sintetização de textos e a história para o entendimento do ensino da própria gramática. O autor nos mostra também o texto na forma instável da história. Para Giraldi (1991) essas transformações podem exigir uma situação silenciosa da grande porção da população que segundo ele, “não sabe falar”. Sendo necessário desaproximar-se do lado externo para que fique definido o modo de falar da minoria e por razão para silenciar a maioria.
Para o autor todo texto é uma ação linguística de um discurso, ou seja a materialidade sustenta os sentidos impossíveis. Ele ainda ressalta que uma boa gramatica pode trazer tranquilidade para as escolas e a sociedade. Antecipo, pois, o ponto de vista que norteará as reflexões que seguem: um texto não é produto da aplicação de um conjunto de regras e nem mesmo o conhecimento das características genéricas do texto a ser produzido são suficientes para estabelecer um conjunto de regularidades predeterminado que uma vez obedecido, daria como resultado um texto adequado situação, significativo e respondendo ao querer dizer do locutor (BAKHTIN, 1992, p. 300). Para escrever um texto devemos ter o poder de desenvolver uma forma linguística, que vai além de usufruir de atitudes que exprimem o ser e perceber interação de igualdade e também de diferença.
Palavra Chave: A gramática na sala de aula, características genéricas
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
GERALDI, João Wanderley. A presença do texto na sala de aula, São Paulo: São Paulo, 1999. Disponível em: <http://virtual.ufms.br/file.php//1670/recursosdeproduçãodetexto/atividade%202/pol%88mica%vazia.pdfz>. Visto em: 24 set. 2014

Relacionados

  • Os Direitos
    80093 palavras | 321 páginas
  • A era dos direitos
    80093 palavras | 321 páginas