A PRECARIEDADE DO TRANSPORTE PÚBLICO DE IMPERATRIZ A JOÃO LISBOA: UMA ANALISE A PARTIR DA EMPRESA DE ÔNIBUS VIAÇÃO BRANCA DO LESTE-VBL

2048 palavras 9 páginas
A PRECARIEDADE DO TRANSPORTE PÚBLICO DE IMPERATRIZ A JOÃO LISBOA: UMA ANALISE A PARTIR DA EMPRESA DE ÔNIBUS VIAÇÃO BRANCA DO LESTE-VBL
Jordana Daniely Paiva da Silva
Depto. de História e Geografia – CESI/UEMA jordanadaniely@hotmail.com RESUMO
O presente trabalho foi pensado a partir da necessidade de entender o que realmente esta ocorrendo com o atual serviço prestado pela empresa de ônibus coletivos a VBL (Viação Branca do Leste), na cidade de João Lisboa/MA, visando entender o que levaria essa precariedade absurda do transporte publico em nossa cidade. Na atual configuração das cidades o movimento de pessoas e produtos é intenso, sendo diversos os motivos dos deslocamentos: trabalho, estudo, compras, saúde, lazer eoutras necessidades individuais, as quais variam de acordo com os interesses das pessoas e finalidades dos deslocamentos. Devido o crescimento da cidade de Imperatriz existe um grande fluxo de pessoas vindas de outras cidades e com isso faz com que haja uma superlotação nos ônibus, pois o transporte publico não esta apto para transportar muitas pessoas, devido os ônibus que são usados serem poucos e também serem microonibus onde quase não cabem as pessoas que precisa desse tipo de transporte.

Palavras-chave: Transporte; Crescimento; Precariedade.

INTRODUÇÃO
Qual bom e maravilhoso seria de todos brasileiros possuíssem um transporte particular? Mas infelizmente no atual momento não é possível que todos possuam por vários motivos e circunstâncias que não convém salientar, mas enquanto este sonho não vira realidade, têm que se contentarem com o transporte público coletivo que atualmente não oferece um serviço de qualidade aos seus frequentes usuários.
Frequentemente, aqueles que têm a necessidade de andar de ônibus para se locomover, deparam-se com problemas como superlotação, veículos sucateados, desconforto etc., e poucas vezes se perguntam se não têm o direito de exigir um transporte coletivo de qualidade.
Poucos sabem que

Relacionados