A pratica pegagogica na educação infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3013 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 TEMA:
A Prática Pedagógica dos Professores no Jardim II da Educação Infantil.
2 DELIMITAÇÃO DO TEMA:
A Prática Pedagógica dos Professores no Jardim II da Educação Infantil desenvolvida na escola pública municipal Vida Verde e na escola particular Jardim Encantado da rede regular de ensino de Campo Maior.
3 PROBLEMA:
Como se dá a Prática Pedagógica no Jardim II da Educação Infantil nasEscolas pública e particular de Campo Maior?
4 QUESTÕES NORTEADORAS:
Como se desenvolve o trabalho pedagógico no Jardim II da Educação Infantil?
Que influência a Prática Pedagógica traz para o processo de ensino aprendizagem?
Quais as principais dificuldades relacionadas às praticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores?
Qual a importância do educador no desenvolvimento do processo ensinoaprendizagem?


5 JUSTIFICATIVA:
Considerando que a educação infantil, a base dos conhecimentos da criança, é pouco valorizada, não recebendo importância que lhe é assegurada, não cumprindo sua função de cuidar/educar de maneira coerente com as necessidades das crianças, faz-se necessário uma nova abordagem acerca desse assunto.
Pensando nesse problema, enquantopesquisadora questiona-se a dimensão e a importância de uma prática pedagógica coerente com o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem, assim julga-se necessário pesquisar acerca da prática pedagógica desenvolvida com as crianças na educação infantil, mais especificamente nas turmas de Jardim II de duas escolas de forma a conhecer o trabalho dos professores que atuam nessa etapa e suas principaisdificuldades relacionadas ao exercício da prática.
Trata-se de um tema relevante, pois os resultados obtidos na pesquisa podem servir para uma reflexão acerca das práticas desenvolvidas pelos professores nessa etapa de ensino e contribuir para a melhoria das mesmas visando a uma educação de qualidade para que as crianças possam desenvolver o processo de ensino aprendizagem de maneirasatisfatória, concebendo a criança como um ser que pensa e que tem aspirações, valorizando sua identidade e perspectivas.















6 OBJETIVOS:

OBJETIVO GERAL:
* Analisar a Prática Pedagógica dos Professores no Jardim II da Educação Infantil dentro do contexto em que atuam.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
* Verificar como é desenvolvido otrabalho pedagógico no Jardim II da Educação Infantil das escolas observadas.
* Discutir a influência da prática pedagógica no processo de ensino aprendizagem.
* Identificar as principais dificuldades subjacentes à prática pedagógica dos professores.
* Refletir sobre a importância do papel do educador enquanto responsável pelo desenvolvimento do processo ensino aprendizagem.



7FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
7.1 Aspectos legais da Educação Infantil

A Educação Infantil constitui-se no atendimento fundamental das crianças menores de cinco anos, assegurando o desenvolvimento de suas necessidades básicas, foi reconhecida pela primeira vez na história, como a “primeira etapa da educação básica”, conforme determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional(Lei 9.304/96), que dedica os artigos 29 a 31 a essa etapa da educação.
Art.29. A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até os cinco anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. (BRASIL, LDB 9.394/96)

Dessa forma, a educação das criançasdeixou de ser responsabilidade unicamente da família, como foi por um bom tempo da história, e passou a ser responsabilidade dos municípios, cabendo à família complementar as ações educativas. A importância da Educação Infantil surge a partir do momento em que a criança passa a ser vista como alguém que pensa e que tem sentimentos. Arroyo (1994), diz que:
Durante muitos séculos a infância não...
tracking img