A Pr tica do sana Vrksasana para o dosha Vata FINAL

2857 palavras 12 páginas
A PRÁTICA DO ÁSANA VRKSASANA PARA
INDIVÍDUOS DO DOSHA VATA. MAKRAY, Eliza;
OLIVEIRA, Gabriela Yanomani.

RESUMO: A partir de uma visão naturológica, o presente artigo objetiva utilizar do conhecimento da Cinesiologia e do Yoga para a fundamentação da prática do ásana Vrksasana, ou Postura da Árvore como sendo práticas benéficas para a manutenção do equilíbrio do indivíduo cujo biótipo seja predominantemente do dosha Vata.

Palavras-chave: Cinesiologia, Balanceamento Muscular, Medicina Ayurvédica, dosha Vata, Vrksasana, Postura da Árvore.

1. INTRODUÇÃO

A cinesiologia é o estudo do movimento corporal, que reúne os campos de anatomia, fisiologia, física e geometria e os relaciona com o movimento humano, através de uma abordagem holística ao considerar a interdependência entre a atividade cognitiva, atividade emocional e mesmo atividade espiritual (LIPPERT, 2003; HOFFMAN, HARRIS, 2002).

Na avaliação cinesiológica se considera que a resposta muscular está relacionada ao controle de zonas onde bloqueios e desequilíbrios podem afetar diretamente o bem-estar físico, emocional ou energético. O mesmo método é capaz de identificar fatores que podem contribuir para tais desequilíbrios (COURTENAY; TOURELLE, 1996).

Nesta área do conhecimento a atividade física é reconhecida como sendo um caminho para o autoconhecimento e para o desenvolvimento do auto-cuidado (HOFFMAN, HARRIS, 27).

Na Naturologia pretende-se desenvolver e ampliar a auto-reflexão, o auto-conhecimento e o auto-cuidado do paciente, considerado interagente*, de modo a incentivar o pleno exercício da autonomia pelo indivíduo. (RODRIGUES, in:MARTINS; HAGEN, 2007).

A Naturologia fundamenta-se principalmente na Medicina Tradicional Chinesa, na Medicina Xamânica e na Medicina Ayurvédica. O presente artigo considera principalmente os conhecimentos Ayurvédicos.

A Medicina Ayurvédica é descrita como a “ciência da longevidade” e, assim como a Medicina Tradicional Chinesa, é um sistema de medicina

Relacionados