A prática e o trabalho dos assistentes sociais na saúde

Páginas: 30 (7295 palavras) Publicado: 5 de outubro de 2011
[pic]

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
PLANO INDIVIDUAL DE ARTIGO-PIA

LINHA DE PESQUISA: 01-POLITICAS SOCIAIS, QUESTÕES SOCIAIS E DIREITOS SOCIAIS.

ARÉA DE ESTÁGIO: SAÚDE

TEMA: A PRÁTICA E O TRABALHO DOS ASSISTENTES SOCIAIS NA SAÚDE

DELIMITAÇÃO DO TEMA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DO ESTÁGIO NO SETOR DE ASSESSORIA DE SERVIÇO SOCIAL

MANAUS-AM
2008

I-JUSTIFICATIVA

Pretendo contribuiratravés desse artigo cientifico um debate no sentido da socialização e ampliação, ou seja, uma reflexão sobre a atividade das assistentes sociais na Assessoria de Serviço Social, como se comporta sua prática a partir de uma análise desenvolvida no estágio. No atual debate da categoria, pensar sobre os novos espaços de trabalho e as novas competências profissionais, que tornou-se pauta constantesobre as questões que envolvem a qualidade do fazer profissional como uma demanda prioritária ao Assistente Social.

A diferença entre o tratamento da assessoria na literatura mais antiga e a mais recente se refere ao tratamento da prática profissional, que através dela podemos ultrapassar as demandas individuais para uma requisição mais coletiva, que envolve sobre tudo a universidade. Podemosobservar um grande aumento de experiências relatadas como parte do processo de capacitação de alunos inseridos em diferentes áreas de estágios. Onde as Assistentes Sociais tem total importância para a formação profissional de seus estagiários, onde adquirem experiências importantes para seu desenvolvimento profissional, onde vem ocorrendo várias transformações que vem se colocando no dia-a-dia doAssistente Social que lhe delega novas competências e atribuições.

O presente artigo, mostra de forma clara a prática das Assistentes Sócias, suas ferramentas de trabalho, entrevistas, relatórios de visitas e orientação ao usuário em relação há seus direitos sociais, junto a secretária de Estado de Saúde. A assessoria de Serviço Social está subordinada diretamente ao gabinete do SecretárioExecutivo, que tem a finalidade de assessóra-los em suas áreas de competência.

II-OBJETIVOS:

-GERAL:

→ Desenvolver uma reflexão sobre o trabalho do Assistente Social na Secretária de Saúde do Estado no setor de Assessoria de Serviço Social.

-ESPECIFICOS:

→ Apontar os usuários que usufruem do atendimento no setor de Assessoria de Serviço Social.

→ Descrever otrabalho do Assistente Social no setor de Assessoria da SAÚDE

III- PALAVRAS-CHAVE:

Assessoria de Serviço Social, Trabalho, Prática do Assistente Social.

IV- CATEGORIAS:

→ Prática profissional dos Assistentes Sociais na Saúde.

→ Assessoria de Serviço Social

→ SUS- Sistema Único de Saúde

→ I- Trabalho do Assistente Social na saúde uma breve reflexão:

O Brasil assistiu auma reorientação política e institucional da Política de Saúde, iniciada em finais da década de 70. Um dos fatores mais significativos foi o surgimento do Movimento da Reforma Sanitária que lutou por mudanças na organização desta política resultando num novo conceito de saúde, que foi incorporado na Constituição de 1988:

A saúde não é um conceito abstrato. Define-se no contextohistórico de determinada sociedade e num dado momento do seu desenvolvimento, devendo ser conquistada pela população em suas lutas cotidianas. Em seu sentido mais abrangente, a saúde é a resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, transporte, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso a serviços de saúde. É assim, antes de tudo, o resultado de organizaçãosocial da produção, as quais podem gerar grandes desigualdades nos níveis de vida.

Ao reconhecer a saúde como resultado das condições econômicas, políticas, sociais e culturais, o Serviço Social passa a fazer parte do conjunto de profissões necessárias à identificação e análise dos fatores que intervém no processo saúde/doença. Outro fato que vem contribuir para a ampliação da inserção do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho do Assistente Social na Saúde
  • O trabalho do assistente social na area da saude
  • Serviço social e saúde: processo de trabalho do assistente social
  • O trabalho do (a) Assistente Social na Estratégia Saúde da Família
  • O trabalho nos serviços de saúde e a inserção dos(as) assistentes sociais
  • O Assistente Social na Saúde
  • Pratica do assistente social
  • A pratica do assistente social na atenção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!