A prática pedagógica no ensino de história em serra talhada

Páginas: 113 (28233 palavras) Publicado: 9 de outubro de 2011
CAPITULO I

1. Fundamentação teórica sobre a prática docente em história e suas determinações

A Prática Pedagógica é um dos assuntos que mais nos fornece estudos para pesquisadores da educação brasileira visando objetivos de melhorias no ensino.
Segundo Selva Guimarães Fonseca (P.59) historicamente, o debate sobre a formação e a profissionalização de historiadores e professores de historiatem-se pautado por alguns dilemas políticos e pedagógicos que envolvem pesquisadores, professores formadores da área pedagógica e professores de vários níveis associações sindicais e científicas, mais precisamente a (ANPUH) associação nacional de historia, que desde os meados de 70, tem proposições e publicações na área. Assim, tratar das questões propostas significa, de certa forma, intervir numcampo de acirradas disputas teóricas e políticas.
Tornou-se lugar-comum afirmar que a formação do professor de historia se processa ao longo de toda a sua vida pessoal e profissional, nos diversos tempos e espaços sócio-educativos. Entretanto é sobretudo, na formação inicial, nos cursos superiores de graduação, que os saberes históricos e pedagógicos são mobilizados, problematizados,sistematizados e incorporados à experiência de construção do saber docente.Trata-se de um importante momento de construção de identidade pessoal e profissional do professor, espaço de construção de maneiras de ser e estar na futura profissão.
O profissional, egresso dos cursos de licenciatura de historia, que exerce o trabalho pedagógico é um professor. Óbvio? Não é bem assim. Há inúmeras controvérsiassobre esse ponto. Para exemplificar essa dificuldade, o texto das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos Superiores de Historia, publicadas pelo MEC em 2001, sequer menciona a palavra ”professor”.Cabe questionar:os cursos de licenciatura em historia acompanharem o movimento histórico de transformações do oficio docente? Qual(is) modelo(s) de formação inicial de professores de historiaprevalece(m) no Brasil?

Pesquisas realizadas nos 70, 80 e 90 do século XX (Fenelon 1976,1983,1985; Nadai 1984,1987; Silva 1982,1984,1986; Bittencourt 1988.1994; Zamboni 1983,1988; Fonseca 1993.1997) sobre as mudanças ocorridas no ensino de historia e os processos de formação de professores demonstraram a enorme distancia- e até mesmo uma discrepância- existente entre as práticas e os saberes históricosproduzidos, debatidos e transmitidos nas universidades e aqueles ensinados e aprendidos nas escolas de ensino fundamental e médio.Enquanto, nos cursos superiores, os temas eram objeto de varias leituras e interpretações e predominava um diversificação de abordagens, problemas e fontes, nas escolas de ensino fundamental e médio, de uma maneira geral, as práticas, condiziam à transmissão de apenasum historia, uma versão que se impunha como verdade.A formação universitária constituía o espaço da diversificação, do debate, do confronto de fontes e interpretações.A escola, lugar único de transmissão.E o livro didático, na maioria das vezes, a principal-senão a única- fonte historiográfica utilizada por professores e alunos.(p.61)
Essas evidências não são isoladas do conjunto de processos queenvolvem a produção e a difusão do conhecimento histórico, das relações entre os diferentes espaços de formação e produção dos saberes, bem como da lógica subjacente e as relações. Analisando respectivamente, podemos afirmar que essa configuração é fruto do modelo de formação inicial de professores de historia e geografia, realizado nos cursos de licenciatura curta de estudos sócias, instituídosno Brasil durante a ditadura militar, no interior do projeto de descaracterização das humanidades no currículo escolar e de(des) qualificação dos professores de historia.As lutas pela extinção dos cursos de licenciatura curta estudos durante os anos 70 e 80 do século XX,o movimento internacional de revisão e ampliação da produção historiográfica, o processo de redemocratização do Brasil, os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A prática pedagógica no ensino da história
  • Praticas Pedagógica – Metodologia do Ensino de Historia
  • SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE SERRA TALHADA
  • Analise pedagogica de colegios na pratica de ensino em história
  • A atual prática pedagógica inserida no ensino de história
  • Pratica de ensino,praticas pedagógicas
  • Metodologias de ensino e práticas pedagógicas
  • praticas pedagógicas do ensino de teatro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!