A prática do aconselhamento pastoral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 17 (4120 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 26 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A PRÁTICA DO ACONSELHAMENTO PASTORAL
Pr. Isaltino Gomes Coelho Filho
Apresentado aos alunos do Centro de Formação Pastoral do Amapá
 
A QUESTÃO PRELIMINAR
A questão preliminar na prática do aconselhamento pastoral é esta: O que queremos, exatamente, com o ministério de aconselhamento pastoral? Bancar o psicólogo, aparentar ar professoral, ser importante, dominar as pessoas, impor nosso pontode vista? Na década dos oitentas, o charme nas igrejas não era o louvor, mas era o aconselhamento. Na ocasião, eu trabalhava na Faculdade Teológica Batista de Brasília e observei quantas pessoas vinham fazer Aconselhamento Pastoral, porque queriam desenvolver o ministério de aconselhamento nas igrejas. Observei duas características comuns em muitos dos interessados: (1) Eram pessoas dominadoras;(2) Eram pessoas com pontos de vista muito fortes e que lutavam, por eles. É curioso como o temperamento das pessoas as impele para certas funções nas igrejas. Pessoas apaixonadas pela evangelização, não incomumente, são pessoas agressivas. Alguns gurus evangélicos e pessoas que se atribuem títulos pomposos são pessoas com enormes carências emocionais. Elas buscam compensação nas atividadeseclesiásticas.  O conselheiro precisa se sondar: o que o motiva é amor às pessoas, consciência de missão, ou desejo de controle?
 
Voltemos à década dos oitentas. Enfatizava-se muito o discipulado, que hoje aparece com roupa nova, chamado de mentoreamento. Os candidatos a conselheiros queriam discipular pessoas, mas dava para notar que não era para fazerem discípulos de Cristo, e sim discípulos delas.Não era para levar as pessoas à estatura de varão perfeito, como encontramos recomendado em Efésios 4.13. Era para reproduzir pessoas à sua imagem e semelhança. Ainda hoje, buscamos muito fazer clones nossos em nossas igrejas. Ou dominar pessoas. O líder precisa sondar bem suas intenções. Principalmente se ele se vale do aconselhamento. Que deseja: ovelhas maduras ou pessoas submissas a ele?Aconselhar ou dominar? Ver o desenvolvimento da pessoa ou reproduzir-se nela?
 
1. O VALOR DO ACONSELHAMENTO PARA O CONSELHEIRO
Ao aconselhar, o pastor não apenas cumpre uma tarefa atinente ao seu ministério. Ele se capacita para o ministério pastoral, no trato com o rebanho. Ðescobre suas necessidades, vê as carências do povo e assim diagnostica seu estágio espiritual, como também vê por onde deveandar no ensino do púlpito. O gabinete pastoral é um termômetro que indica algumas enfermidades da igreja, e assinala para o pastor o que ele deve pregar, se deseja a terapia que vem da Palavra de Deus.
 
Uma ressalva deve ser feita, no entanto: o gabinete pastoral não vai ao púlpito. O que se ouve no gabinete morre no gabinete, mas o que se trata no gabinete sinaliza áreas que devem serabordadas pelo púlpito. Se constantemente o pastor está administrando crises conjugais, isto é sinal de que precisa pregar mais sobre família. Se casos de mundanismo e baixa espiritualidade causam os problemas que surgem no gabinete, o obreiro descobrirá que a igreja está precisando de santificação. Precisamos  reconhecer o fato de que somos pastores e não terapeutas seculares, e que lidamos com igreja enão com uma clínica psicológica. Lamentavelmente, muitos pastores estão deixando a Bíblia, substituindo-a por ensinos de psicólogos seculares, sem temor a Deus, e caindo no mesmo equívoco de tantos conselheiros não cristãos, o de pensar que nossa tarefa é tornar as pessoas aliviadas de seus fardos, e se sentirem bem consigo mesmas. Nossa principal tarefa como conselheiros não é aliviar o fardodas pessoas, mas orientá-las dentro dos princípios da Bíblia. Vivendo os valores da Palavra de Deus as pessoas terão o alívio que o Espírito Santo dá.
 
Nossa tarefa, portanto, não é de ajudar os pecadores a viverem bem com seus pecados, mas “anunciar todo o conselho de Deus” (At 20.27). Assim fazendo, cumprimos nossa missão, ajudamos as pessoas e formatamos o povo de Deus dentro da Palavra de...
tracking img