A potencialidade do Programa Bolsa Família em Nova Iguaçu de "emancipar" seus beneficiários pelo CRAS Darcy Ribeiro".

47808 palavras 192 páginas
INTRODUÇÃO Esta monografia busca analisar a potencialidade do Programa Bolsa Família em Nova Iguaçu de “emancipar” seus beneficiários pelo CRAS Darcy Ribeiro. A idéia de pesquisar sobre este assunto surgiu a partir de uma experiência no estágio em Serviço Social na Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu, mais específico no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Darcy Ribeiro.
A instituição encontra-se vinculada a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), que se orienta pela Política Pública de Assistência Social em conformidade com o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Esse sistema desenvolve serviços, projetos, programas, benefícios orientados pela concepção de Proteção Social Básica e Especial dentre as estratégias básicas encontra-se o Programa Bolsa Família que é um programa do governo federal, mas que tem sido implementado de forma descentralizada.
Na atual conjuntura marcada por mudanças na produção, pelo agravamento da questão social e por um Estado neoliberal, observa-se que no campo da seguridade social, a política de assistência social, particularmente os programas de transferência de renda têm ganhado por parte do governo uma atenção.Para tanto, organizou-se esta monografia em três capítulos.
O primeiro capítulo apresenta o problema, sua construção, a relevância do estudo e os objetivos. Em seguida, o segundo capítulo trata-se da trajetória do capitalismo, resgata o surgimento do antagonismo de classes sociais, como surge a “Questão Social”, a exploração dos trabalhadores pela ordem burguesa, discute sobre as políticas sociais no Brasil. Particularmente sobre os programas de renda mínima, sua emergência e ampliação no país. O destaque é dado ao Programa Bolsa Família, seus limites e possibilidades para "emancipação" dos beneficiários. Em especial, levando em consideração a experiência do Município de Nova Iguaçu com este benefício.
Já o terceiro capítulo apresenta o tipo de pesquisa utilizado que foi a

Relacionados