A polui o do ar acontece quando o lan amento de alguma subst ncia na atmosfera

1001 palavras 5 páginas
A poluição do ar acontece quando o lançamento de alguma substância na atmosfera, por ação antrópica (do homem) ou natural, torna-a direta ou indiretamente prejudicial à saúde humana ou ao meio ambiente. Como exemplo, o SO2 lançado no ar, por veículos ou instalações industriais, pode provocar ou agravar problemas respiratórios ao serem inalados, além de contribuir para a formação da chuva ácida.
A poluição atmosférica pode ser um processo natural, como é o caso da produção do gás CH4pelo processo de digestão de alguns animais, atividades vulcânicas e tempestades; ou humano, como na utilização de veículos automotores ou em processos industriais.

Segundo o site do INEA, desde 1985, as emissões veiculares de poluentes atmosféricos vêm sobrepujando aquelas realizadas industrialmente. Hoje, as emissões de poluentes atmosféricos veiculares na região metropolitana do Rio de Janeiro são cerca de 3,5 vezes maior em relação às emissões de poluentes industriais no ar.
Poluentes, suas consequências e classificações
Os poluentes atmosféricos podem ser gases ou sólidos em suspensão (poeiras). Os gases CH4e CO2 são considerados gases estufa pois absorvem radiação no infravermelho e contribuem para o efeito estufa. Óxidos de nitrogênio (NOX), de enxofre (SOX) e CO2 são óxidos ácidos e agentes de formação da chuva ácida. Materiais particulados e os gases nitrogenados e sulfurados (que contém S) citados ainda podem ainda ser nocivos à saúde humana, provocando problemas no aparelho respiratório após inalação. Os CFC’s (clorofluorcarbonetos ou clorofluorcarbonos) produzidos por aparelhos de refrigeração ou propelentes aerossóis reagem com moléculas de ozônio na camada de ozônio, reduzindo seu tamanho, o que pode ser prejudicial ao ser humano uma vez que o ozônio é responsável por filtrar a radiação ultravioleta da radiação solar.
NO(g) e SO2(g) são considerados poluentes primários pois são emitidos diretamente das fontes de emissão (veículos e indústrias). NO2(g) e SO3(g) são

Relacionados