EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DA ESCOLA À COMUNIDADE

Márcio Balbino Cavalcante*
Filomena Mª G. da Silva Cordeiro Moita**

Introdução

A natureza é a fonte de todos os recursos que necessitamos para viver. É um patrimônio que possibilita aos sereshumanos uma vida saudável. À medida que a humanidade aumenta sua capacidade de intervir na natureza para a satisfação de necessidades e desejos crescentes, surgem tensões e conflitos quanto ao uso do espaço e dos recursos em função da tecnologiadisponível, assim, agredindo o meio ambiente estamos iniciando um processo de destruição.
Nos últimos séculos, um modelo de civilização se impôs, trazendo a industrialização, com sua forma de produção e organização do trabalho levando a necessidade deestimular o consumo. Para dar conta da produção em massa a economia capitalista teve de criar a sociedade de consumo.
A propaganda entrou de sola para nos convencer de que mais importante do que “ser” é “ter”. Milhares de produtos chegam aosmercados diariamente, dos mais aos menos sofisticados, e num curto período outros produtos são lançados e suas vantagens e superioridades são apresentadas ao mercado.
Para Scarlato & Pontin (1992,p.52),“Os habitantes da nova sociedade, principalmenteaqueles das grandes concentrações urbanas, dispõem de uma gama muito variada de artigos de consumo, para isso, limitam-se a acrescentar pequenas modificações em modelos antigos, que são acondicionados em novas e atraentes embalagens”.
A obsolescênciatecnológica e a vida útil das mercadorias da revolução técnico – científica são quase tão velozes quanto à capacidade de comunicação dos tempos modernos. Com tremenda rapidez somos convidados a substituir artigos “velhos” por “novos”.
O queaconteceu com o meio ambiente

O meio ambiente foi o primeiro a sofrer as conseqüências desta aceleração na produção e no consumo. Mas a sociedade humana, especialmente nas áreas urbanas, vivencia, diariamente, os efeitos do uso abusivo [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 01). A poluição. TrabalhosFeitos.com. Retirado 01, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Polui%C3%A7%C3%A3o/1526.html

MLA

"A poluição" TrabalhosFeitos.com. 01 2011. 2011. 01 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Polui%C3%A7%C3%A3o/1526.html>.

MLA 7

"A poluição." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 01 2011. Web. 01 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Polui%C3%A7%C3%A3o/1526.html>.

CHICAGO

"A poluição." TrabalhosFeitos.com. 01, 2011. Acessado 01, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Polui%C3%A7%C3%A3o/1526.html.