A "politização partidária" das instituições públicas é a causa principal da corrupção no brasil

Páginas: 3 (628 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2011
Segundo o autor do artigo, “a politização partidária” das instituições públicas é a causa principal da corrupção no Brasil. Para nosso grupo essa afirmação deve ser vista com cuidado e analisada maisprofundamente pois, a origem da corrupção é anterior a criação de partidos políticos no país.

Mesmo que a corrupção no Brasil esteja principalmente relacionada ao sistema político e ao modelo dedesenvolvimento econômico, é possível visualizar uma linha de continuidade entre a vida cotidiana e a corrupção. Essa percepção vem sendo constantemente estimulada por parte de jornalistas e políticosconservadores, os quais apresentam a corrupção como uma espécie de “lei da natureza”. Roberto Pompeu de Toledo escreveu em 1994 na Revista Veja: “Hoje sabemos, sem sombra de dúvida, que a corrupçãofaz parte de nosso sistema de poder tanto quanto o arroz e o feijão de nossas refeições”. Adib Jatene, Ministro da Saúde no governo Collor, afirmou em 1992: “Quem faz o Orçamento da República são asempreiteiras”. Mário Amato, ex-presidente da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), disse, categoricamente, que “somos todos corruptos”. Essas declarações demonstram que há uma relativatolerância com a corrupção no Brasil ou, no mínimo, uma atitude de compreensão para com os corruptos, o que acaba apoiando-os e reforçando-os em suas atitudes.

Segundo Andrioli, um dos elementosculturais mais importantes da corrupção no Brasil é o patrimonialismo. A cultura patrimonialista concebe as estruturas públicas como áreas privadas, o que está estreitamente imbricado com a históriade desenvolvimento do Brasil, marcada pela apropriação privada e pela dependência. No período colonial os 10% mais ricos possuíam dois terços da riqueza do país. Naquele período sequer se falava daexistência de uma ética geral, pois a ética ficava restrita ao âmbito familiar. Atualmente os 10% mais ricos possuem 50% das riquezas geradas no país. Será que isso poderia ser interpretado como um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Corrupção no brasil causas e efeitos
  • Principais causas do desemprego no brasil
  • As principais causas do desemprego no Brasil
  • Principais Causas do Desemprego no Brasil
  • A Corrupção na Administração Pública do Brasil
  • Integração das instituições de segurança pública no brasil
  • Os três principais casos de corrupção no brasil após a redemocratização
  • AS PRINCIPAIS INSTITUIÇÕES ESCOLARES NO BRASIL COLÔNIAL ENTRE OUTROS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!