A politica intenacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (734 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Política Internacional na Era da Informação
* 02/09/2011 6:01
* Enclave
* 0 Comments

A constatação do poder político que as massas sociais podem ter quando alinhadas sob uma mesmaideologia ou interesse não é nenhuma novidade. Foi desta forma, aliás, que o mundo presenciou seus momentos mais expressivos, como a Revolução Francesa ou a Revolução Russa. Estes acontecimentosestiveram intimamente ligados à evolução dos meios de comunicação, que permitiam o contato da sociedade com as teorias revolucionárias de pensadores e ativistas políticos e facilitavam as mobilizaçõesnecessárias para concretizar suas reivindicações.
Mas é apenas no final do século XX que esta “redução de distâncias” se torna um fator cuja compreensão é fundamental para entender as mudanças nas relaçõesinternacionais a partir de então. Com o aparecimento e disseminação da internet, fatos antes vistos como isolados e irrelevantes ganham uma nova dimensão: passam a influenciar diretamente na imagemexterna de determinado país, afetando claramente fatores vitais, como a economia.
As consequências desta maior visibilidade dos Estados através do uso da mídia globalizada têm sido estudadas como oconceito de “diplomacia midiática”. Os Estados Unidos lideram os estudos nesta recente área das Relações Internacionais. O professor de Ciência Política da Universidade de Harvard, Eytan Gilboa, nos dáuma definição precisa deste novo tipo de diplomacia: “A exposição da diplomacia na mídia para a opinião pública criou uma nova diplomacia, com novas regras, técnicas e uma infinidade de implicaçõespara governos, diplomatas, jornalistas e o grande público (…) Trata-se do estudo dos sistemas de comunicação atualmente usados na diplomacia pelos Estados para expressar e defender seus interesses,estimular a realização de acordos e até mesmo legitimar ultimatos. Um novo canal de contato para esclarecer posições e convencer outros Estados e diversos atores globais sobre essas posições.” O mestre...
tracking img