A polemica malthus versus condorcet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (659 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
29/06/2012
ALVES, J. E.D. A polêmica Malthus versus Condorcet reavaliada à luz da transição demográfica. Rio de Janeiro: ENCE/IBGE, 2002.

O artigo se preocupa em analisar o comportamentodemográfico nos dias atuais, comportamento que se apresenta com um significativo aumento da faixa etária da população em disparidade com a brusca queda na taxa de fecundidade. Para analisar este tema o autorse apoia nas teorias de dois grandes pensadores do séc. XVIII, Thomas Robert Malthus e o Marques de Condorcet.
O autor discute o assunto fazendo uma breve analise das 2 teorias em questão eapontando alguns pontos que considera falhos para comprovar tais teorias. Segundo o texto a teoria de Malthus seria falha pois “o principio da população de Malthus não foi feito baseado em nenhumaestatística confiável” pag 18. O autor refuta a ideia de que a população cresce de forma geométrica ressaltando que Malthus ao fazer tal afirmação se baseia em princípios não científicos influenciadoprincipalmente por sua religião e por costumes sociais, já a afirmativa de que os alimentos possuem um crescimento aritmético é contestado pelo autor pois segundo ele Malthus ignora a possibilidade de umavanço tecnológico capaz de elevar a produtividade agrícola.
O autor ainda critica o pensamento Malthusiano na medida que ele lida com o chamado “salário de subsistência” defendido pelo pensador como umfreio no crescimento descontrolado da população, reafirmando ai sua tese de que a pobreza e as diferenças sociais não poderiam serem eliminadas, neste ponto do artigo oferece possibilidades como ocontrole de natalidade para conter o crescimento desenfreado da população, possibilidade essa nunca imaginável por Malthus devido sua crença na religião. Dessa forma Malthus considerava o ser humanoindefinidamente perfectível, inativo, apático e avesso ao trabalho, influenciado principalmente por seu espírito conservador e burguês.
O autor ao longo do artigo traz dados atuais mostrando que as...
tracking img