1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho cujo título é o Serviço Social no CREAS de Itaboraí: uma análise da atuação profissional no âmbito da Assistência Social tem por intuito compreender o processode trabalho dos assistentes sociais atuantes no Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS, órgão este que visa garantir a proteção social especial aos usuários vitimas deviolação de direitos. Buscamos avaliar a contribuição desses profissionais para a provisão de apoio socioassistencial e autonomia aos que se encontra em situação de risco pessoal e social, o que inclui saberas atribuições e os parâmetros que norteiam a sua prática no campo de atuação da Política de Assistência Social.
O interesse pelo tema surgiu em decorrência da experiência de estágio, realizada noCREAS do município de Itaboraí e Saquarema. Porém, focalizamos o CREAS de Itaboraí, por este fazer parte da região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, concentrando um alto índice de risco evulnerabilidade social nos bairros mais pauperizados da região, que demandam cotidianamente os serviços da rede de proteção social especial. Os profissionais de Serviço Social buscam respostas por partedo Estado e da sociedade sobre as novas expressões da questão social, as quais estão tendo maior visibilidade neste século, por existirem leis que respaldam a proteção aos vitimizados, como é o caso doEstatuto da criança e do adolescente, da Lei Maria da Penha e Estatuto do idoso, assim como as políticas sociais de direitos, que integra a seguridade social. No que condiz a Assistência Social, seusavanços são recentes e sua estruturação em âmbito nacional também, o que prevê uma reatualização dos profissionais a essas transformações, para atuar com competência na defesa das políticas públicase da democracia.
O que percebemos é que a questão da atuação profissional no âmbito da Política de Assistência Social, apesar de nos tempos atuais ser uma área predominantemente ocupada pela... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 11). A política de Assistência Social e a Proteção Social Especial. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Pol%C3%ADtica-De-Assist%C3%AAncia-Social-e/43370163.html

MLA

"A política de Assistência Social e a Proteção Social Especial" TrabalhosFeitos.com. 11 2013. 2013. 11 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Pol%C3%ADtica-De-Assist%C3%AAncia-Social-e/43370163.html>.

MLA 7

"A política de Assistência Social e a Proteção Social Especial." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2013. Web. 11 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Pol%C3%ADtica-De-Assist%C3%AAncia-Social-e/43370163.html>.

CHICAGO

"A política de Assistência Social e a Proteção Social Especial." TrabalhosFeitos.com. 11, 2013. Acessado 11, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Pol%C3%ADtica-De-Assist%C3%AAncia-Social-e/43370163.html.