A política de assistência social no contexto da educação infantil.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4815 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ-UECE
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA

KELLY RODRIGUES LEMES

A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL.

ITAPIPOCA
2010
RESUMO

Presente trabalho traz uma discussão das mudanças que têm ocorrido no âmbito das instituições que atuam com crianças de zero a cinco anos, Educação Infantil,trazidas pelo embasamento legal e pelas diretrizes atuais da Educação Infantil, no contexto brasileiro. Procurando realizar uma ligação com a Política assistencialista, diante às mudanças no atendimento educacional e social e às características próprias das instituições que atendem crianças vindas de famílias pobres. É notório o avanço ocorrido na proposta para o atendimento às crianças de zero a cincoanos, cujo foco é exclusivamente educativo. Portanto, em se tratando das creches e pré-escolas que atuam na esfera da Assistência Social, ainda não há uma ligação entre o educativo e o assistencialismo, ou o foco é meramente voltado para o plano educativo ou para o plano assistencialista. Ainda se faz necessário políticas voltadas ao cumprimento da função sócio-educativa dos centros de EducaçãoInfantil, independente que sejam para a elite ou para a classe pobre.

Palavras Chaves: Educação Infantil, assistencialismo, socioeducativo.

INTRODUÇÃO
A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
O presente trabalho apresenta alguns pontos sobre a Educação Infantil como fator social, histórico e político, discutindo as políticas de atendimento proporcionado à criançaespecialmente no Brasil. E dessa forma poderemos perceber as diversas concepção de criança e políticas existentes a cerca da função da educação infantil.
Recapitular algumas iniciativas política direcionadas à infância ao longo da história, bem como, buscar compreender os porquês de seu surgimento em cada época, e qual representação social de infância revelava. Tais propostas nos fará entender oque marcou ou marca atualmente o tipo de educação oferecida as nossas crianças. Tentaremos apresentar tais questões a partir das instituições e leis criadas especialmente para crianças.
A INFÂNCIA E O ATENDIMENTO QUE A ELA SE DESTINOU/DESTINA.
As Raízes da Educação para a infância.
Historicamente o cuidado e a educação das crianças pequenas foram sempre entendidas como aqueles assumidos pelafamília.
A partir de mudanças ocorridas na sociedade como a Revolução Industrial o trabalho passou a ocupar um lugar indispensável na vida das pessoas, principalmente da mulher que sempre foi a responsável pela criação dos filhos. Oliveira (1995) com os avanços técnico-industrial a mulher deixa de ser só mãe, esposa e dona de casa, passando a ser também funcionária, trabalhadora, ocupando um lugarno mercado de trabalho, para adquirir proventos e ajudar financeiramente na manutenção da casa e sustento dos filhos. E agora, não tendo as crianças (filhos (as) desta mãe-operária) com quem e onde ficar, surgem às instituições para receber as crianças. Segundo alguns estudiosos, estas tinham um conhecimento eminentemente assistencialista, porém hoje ela e assim compreendida.
A creche existe paraexercer pela mãe embora não assumindo o seu lugar, durante o horário de seu trabalho fora, as atividade tipicamente maternais junto ao seu filho, prestando-lhe assistência integral, em qualquer parte do dia (e às vezes parte da noite) cuidando da sua segurança física e emocional, o que inclui todos os cuidados relativos a:
- higiene
- segurança
- alimentação
- afeto e
- educação
(RIZZO,1984: 22 e 23)

Mesmo a partir desse conceito é notório que a creche, e vista de forma assistencialista e que a função de educar aparece por último na lista das funções à qual KRAMER (1992); OLIVEIRA (1995) argumentam que a função educativa da creche era praticamente inexistente. Segundo EPODEK (1998) a creche não foi idealizada para atender necessidades educacionais, pois a primeira creche que,...
tracking img