A pobreza e suas desigualdades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (271 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A pobreza e suas desigualdades
A cultura Brasileira é diversificada, sendo composta por: imigrantes, portugueses, indígenas, africanos entre outros, Mas, existe umadiferença entre eles, estas diferenças se baseiam nos seguintes aspectos: coisas materiais, raça, sexo, cultura e outros. E esses aspectos geram uma desigualdade.
Cada sociedadeexiste suas desigualdades, elas são constituídas de um conjunto de elementos econômicos, políticos e culturais próprios de cada sociedade. Com o crescimento do capitalismo noséculo XXIII, deram-se origem ao capital e o trabalho, então o capitalista, que era o grande patrão, e o trabalhador assalariado passou a ser os principais representantes destaorganização. O pobre servia unicamente para trabalhar para seus patrões e ganhavam somente o básico para sua sobrevivência, pois os ricos são ricos à custa dos pobres, ou seja,para poderem ficar ricos eles precisam dos pobres trabalhando para eles.
As classes sociais mostram as desigualdades na sociedade capitalista, As divisões em classes se da naforma que o indivíduo esta situado economicamente e culturalmente em sua sociedade. O patrão é rico e da ordem ao seu proletariado, que em uma reação normal não gosta dereceber, principalmente quando as condições de trabalho o salário são precários. Em decorrência disso, eles fazem greves e reivindicações que exigem melhorias para as condições detrabalho. A greve é apenas um dos aspectos que evidenciam a luta de classe.
Conclui-se que O crescente estado de miséria, a extrema concentração de renda, os saláriosbaixos, a fome que atinge milhões de brasileiros, o desemprego,  a marginalidade, a violência, etc. são expressões do grau a que chegaram as desigualdades sociais no Brasil.
tracking img