A pluriling

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1692 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de janeiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RUSSIA (alunos)
http://imigrantes.no.sapo.pt/page2russia.html

Língua:
• É a língua oficial da Federação Russa
• Pertence ao grupo das línguas eslavas.
• É falada por mais de 200 milhões de pessoas, sendo assim a sexta língua mais falada no mundo.
• É uma das línguas oficiais da ONU.
• O alfabeto russo tem origem grega e chama-se cirílico. Foi criado no fim do séculoIX por dois irmãos, monges gregos, chamados Cirilo e Metódio.

Localização geográfica:
A criação da Comunidade de Estados independentes (CEI) em 1991 supôs a reorganização tanto geográfica como política da antiga União Soviética. A CEI estende-se actualmente ao longo de 22.100.900 quilómetros quadrados dos que 5.269.100 são europeus e o resto asiáticos. A parte europeia, deixando de umlado as repúblicas caucásicas, está formada por a Bielorrússia com 207.600 quilómetros quadrados, Ucrânia com 603.700 e Rússia com 4.238.000.Rússsia é o país de maior extensão do mundo com 17.075.000 quilómetros quadrados que compreendem a região histórica do mesmo nome, a Sibéria e uma grande região na Ásia oriental. Este vasto território estende-se desde o Oceano Glacial Árctico até Cazaquistão edesde o Mar Báltico até o Oceano Pacífico com os mares de Bering, Okhotsk e Japão. Moscovo, capital da república russa, levanta-se à beira do rio Moskva em pleno coração da república. Ao norte da mesma ergue-se São Petersburgo em pleno Golfo de Finlândia, no Mar Báltico. Ao sudoeste da Rússia encontra-se Ucrânia, com sua capital, Kiev, como cidade mais importante e na ribeira direita do rioDniéper. A maior parte do território russo está conformado por uma extensa planície, cuja origem procede das glaciações quaternárias, que não ultrapassa os 300 metros de altura e que inclui a famosa planície russa que se prolonga por Sibéria até o rio Lena. Está interrompida transversalmente pelos montes Urais. Bordeando esta extensa planície se levantam ao sul o Cáucaso, na fronteira com o Kazajistão ea Mongólia, os montes Altai e, no extremo oriental, os arcos montanhosos do noroeste asiático com altitudes que superam os 3.000 metros situadas no Maziço de Kamchatka. Além disso, a Rússia conta com as planícies de Trasbaikalia, a bacia superior do Amur e a cadeia montanhosa de Sijote Alín. As ilhas da Rússia encontram-se no Árctico, os arquipélagos de Severnaya Zemlya, Nova Sibéria, Nova Zemlia,Terra de Francisco José, as Ilhas de Vaigach, Kolguyev e Wrangel. No Mar de Bering estão as Comandante, entre Japão e a Península de Kamchatka as Kuriles, no Mar de Okhotsk as Shantar, no Báltico Kronstadt, Hiiumaa e Saaremaa e separada do Continente pelo Estreito de Tartária a maior de todas, Sajalín. A bacia fluvial russa está composta por rios longos de curso lento que gelam no inverno edesaguam principalmente no Árctico. Os mais importantes são o Volga, que é o mais comprido de toda Europa, o Ural com 2.430 quilómetros, o Don, o Duina Setentrional, o Pechora, o Obi, o Yenisei, o Amur e o Lena. Também existem numerosos lagos entre os quais encontram-se o Mar Cáspio, com 371.000 quilómetros quadrados, o maior do mundo, o Ladoga e o Onega, os maiores da Europa com 31.500 quilómetrosquadrados e 17.702 quilómetros quadrados respectivamente, e o Baikal, o mais fundo do globo.
História:
Antes da era cristã, a Rússia era habitada por diversos grupos étnicos dispersos. O norte era ocupado pelos eslavos e o sul, pelos povos asiáticos. Estes por sua vez foram expulsos pelos godos, que estabeleceram um reino no mar Negro. Os eslavos, um povo comercial, foram fundando burgos epostos de comércio. A partir do século X, a Rússia estreitou relações comerciais com o Império Bizantino e aproximou-se da religião católica. Em 988, Valdemiro I converteu o povo russo ao cristianismo. Posteriormente, o Estado foi sendo desmembrado em pequenos principados autónomos. No século XIII, os mongóis invadiram a Rússia e tomaram todo o território que está compreendido entre o Adriático e...
tracking img