A plataforma moodle/cederj, mencionando as ferramentas, as facilidades e dificuldades da plataforma e sua utilização na ead.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1218 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Curso de Pedagogia para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental
e Licenciatura em Pedagogia
UERJ /CEDERJ
Avaliação a Distância 1
ALFABETIZAÇÃO 1
Coordenadora: Marta Cardoso de Lima da Costa Rego
2013.1 (data limite para entrega no Pólo:26/02/2013)
Aluno: Eliane Sousa da Costa
Pólo: Itaguaí

Caro aluno
Para a realização de sua avaliação a distância 1 (AD1), sugerimos que você releia o conteúdo das aulas de 1 a 9. As atividades sugeridas nas aulas ajudam muito na organização de seus estudos.
Lembre-se que as suas respostas devem ser escritas em forma de texto argumentativo científico, ou seja, cada explicação dada deve serfundamentada teoricamente. Você deve responder tomando por base o estudo do material e não redigir respostas que sejam apenas uma opinião pessoal ou superficial sobre os assuntos tratados. Afinal, o objetivo da formação deve ser o crescimento e o aprofundamento dos conhecimentos construídos.

Questão 1 ( 3,5 pontos)
“Assim, como todo conceito, também o de Alfabetização tem sofrido transformaçõesao longo do tempo: dos ideais humanistas da Reforma Protestante no século  XVI à concepção de alfabetização como liberdade que fundamenta a Década das Nações Unidas para a Alfabetização, da Unesco (2003-2012). Verificam-se mudanças significativas no conceito e na forma de praticar a alfabetização, e tais transformações articulam e refletem as complexas relações entre educação e sociedade.”(Apostila CEDERJ, volume 1, Alfa 1 página 18)
Preencha o quadro abaixo com as principais características políticas, sociais e econômicas que influenciaram a educação no Brasil, em cada período solicitado, e a concepção de alfabetização presente nestas épocas.
Período | Principais Características | Concepção de Alfabetização |
Revolução Francesa | .a alfabetização era condição decidadania; .a escola torna-se universal e gratuita , laica e obrigatoria; .O indivíduo alfabetizado tinha privilegios em relação aos demais, em relaçao ao trabalho .predominava-se os ideais iluministas; .burguesia era classe dominante no Estado | .valorizava-se mais a leitura do que a escrita; .A educação era elementar e tinha sentido político; .O aluno tinha participação passiva no processo deaprendizagem; . a escola como espaço de ensino visando uma educação em massa; .a leitura e a escrita não era um processo simultaneo; |
Reforma Protestante | .ideias humanista, acreditava-se que a educação poderia transformar o homem e permitir a ele o controle do próprio destino; . a cultura letrada era muito cara e controlada pela Igreja; | . a educação do povo era elementar,destinava-se apenas a aprender a ler, escrever e realizar operações matemáticas basicas; .o saber erudito era somente para os nobres; .os padres atuavam como preceptores ou mestres; .preceptores atendiam individualmente a seus alunos; .alfabetização com ênfase na leitura, acrescida do canto e do estudo da língua; |
Jesuítas | .periodo colonial; .movimento de contra reforma protestante;.desigualdades estrutural; | .sistema de ensino voltado para a formação livresca, acadêmica e aristocrata; .a alfabetização era de cunho religioso; .educação básica e elementar destinadas aos filhos dos colonos e indígenas; .educação media, de caráter literário e acadêmico destinava-se a classe dominante ou aos que ingressavam na classe sacerdotal, ou seguiam para a Universidade de Coimbra;.métodos pedagógicos voltados para o apelo a autoridade e disciplina, concretizada nas varas de marmelo e palmatórias de sucupira, inibição da originalidade, da iniciativa e da criatividade e fundamentado na submissão no respeito a autoridade e na escravidão aos modelos antigos; |
Positivista | .profunda separação entre a educação do povo e da elite; .nasce a Republica Federativa do...
tracking img