A pintura neoclassica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (854 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A
Pintura
Neoclássico

Trabalho realizado no âmbito da disciplina de: história da Cultura e das Artes.
Diana Veríssimo
11ºD
Nº6
Escola Básica e Secundária de Canelas
Modulo 7
ÍndiceIntrodução: 3

O Neoclassicismo: 4/5/6/7

Pintura: 8/9/10

Conclusão: 11

Bibliografia: 12

Introdução

Este trabalho tem como objectivo dar a conhecer a pintura neoclássica. Falando tambémum pouco do neoclassicismo e das suas vertentes.


O Neoclassicismo

É o movimento cultural europeu, do século XVIII e parte do século XIX, que defende a retomada daarte antiga, especialmente greco-romana, considerada modelo de equilíbrio, clareza e proporção. O movimento, de grande expressão na escultura, pintura e arquitectura, recusa a arte imediatamenteanterior - o barroco e o rococó, associada ao excesso, à desmedida e aos detalhes ornamentais. À sinuosidade dos estilos anteriores, o neoclassicismo opõe a definição e o rigor formal. Contra uma concepçãode arte de atmosfera romântica, apoiada na imaginação e no virtuosismo individual, os neoclássicos defendem a supremacia da técnica e a necessidade do projecto - leia-se desenho - a comandar aexecução da obra, seja a tela ou o edifício. A isso liga-se a defesa do ensino da arte por meio de regras comunicáveis, o que se efectiva nas academias de arte, valorizadas na formação do artista. Oaparecimento do Neoclassicismo também é considerado uma reacção contra os exageros do Rococó, cultuando principalmente a razão, a ordem, a clareza, a nobreza e a pureza, atributos que acreditavam ser inerentesàs culturas gregas e romanas. A valorização desses aspectos parece ainda estar intimamente relacionada à época histórica do Movimento, chamado Iluminismo ou “ Era da Razão “.
O entusiasmo pela arteantiga, a recuperação do espírito heróico e dos padrões decorativos da Grécia e Roma se beneficiam da pesquisa arqueológica (das descobertas das cidades de Herculano em 1738 e Pompéia em 1748) e...
tracking img