A pessoa idosa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2066 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
curso de graduação em sERVIÇO SOCIAL

ABIENE ALVES MARQUES
anna patrícia lucena silva brito
edicléa de oliveira barbosa almeida
thayara mamede da silva arimatéa

A PESSOA IDOSA: PRINCIPAIS LUTAS E CONQUISTAS

Patos - PB
2011.1
ABIENE ALVES MARQUES
anna patrícia lucena silva brito
edicléa de oliveira barbosa almeida
thayara mamede da silvaarimatéa

A PESSOA IDOSA: PRINCIPAIS LUTAS E CONQUISTAS

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Direito e Legislação Social, Trabalho Profissional I, Políticas Sociais II e Planejamento Social.

Prof.: Edna Brau; Jossan Bastituti; Rodrigo Eduardo Zambon e Sirlei Fortes de Jesus.

Patos - PB
2011.1
SUMÁRIO1INTRODUÇÃO...........................................................................................................4

2DESENVOLVIMENTO...............................................................................................5

3 DADOS DA PESQUISA........................................................................................... 8CONSIDERAÇÕESFINAIS..........................................................................................9

REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS...........................................................................10

1 INTRODUÇÃO

Segundo Souza (2003), a evolução do homem no meio social e às transformações demográficas favoreceram o crescimento expressivo da população idosa com mais de 60 anos, porém, não acompanhou o dinamismo social e a estruturasocietária, a partir do momento que não criou mecanismos que acompanhasse as mudanças ocorridas em seu interior.
A senescência é o processo natural do envelhecimento, o qual compromete progressivamente aspectos físicos e cognitivos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a terceira idade tem início aos 60 anos de idade.
Para Mendes et al., (2005) a população idosa aumentasignificantemente nos países subdesenvolvidos, e, em contraponto desse novo fato aponta que o suporte para essa mudança não evolui com a mesma velocidade.
O envelhecimento populacional é considerado por alguns estudiosos como um proeminente fenômeno mundial. Isto significa um crescimento mais elevado da população idosa com relação aos demais grupos etários.
No Brasil há uma tendência do envelhecimentopopulacional, pois o número de pessoas acima de 60 aumentou em forma alarmante nos últimos anos, e já ultrapassa os 21,7 milhões (IBGE, 2010).
O crescimento exacerbado dessa parcela da população determina problemas sociais graves e afeta sensivelmente a estrutura social, econômica e política do nosso país, sendo necessária a implantação de políticas públicas eficazes para suprir todas as necessidades.Godói (2009) afirma que o envelhecimento populacional influencia no consumo, na transferência de capital e propriedades, na arrecadação de impostos e pagamentos de pensões, altera no mercado de trabalho, amplia os gastos com a saúde e assistência médica e modifica a composição e organização da família.
Assim, estamos diante de um grande desafio como profissionais, que é tentar manter o diálogoentre as diferentes faixas etárias, a fim de despertar a sensibilidade por todos os indivíduos discriminados de alguma forma, estimulando o idoso a reivindicar seus direitos e a se redescobrir.
2 DESENVOLVIMENTO

Segundo Oliveira (2007), a velhice no Brasil rompeu com a conspiração silenciosa e manifestou-se como um fenômeno relevante, tornando-se uma preocupação da sociedade política e civil,onde a sociedade capitalista, em particular a brasileira, impõe um isolamento social às pessoas que envelhecem e não participam diretamente do processo produtivo.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através da Síntese dos Indicadores Sociais do ano de 2010, retratando assim, a tendência de envelhecimento da população brasileira, afirma que o número de...
tracking img