A pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1610 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Espírito Santo
Centro de Ciências Humanas e Naturais
Departamento de Ciências Biológicas
Biologia Celular e Molecular

Nome: Jéssica Franciele Antonio Francisco Rodrigues Matrícula: 2012101506

1ª Avaliação

Os fibroblastos são células constituintes do tecido conjuntivo especializadas na secreção de colágeno e elastina, componentes da matriz extracelular. Nafigura abaixo há diferentes micrografias de fibroblastos. Com base nessas informações, responda as questões 1, 2 e 3 a seguir.








|Fig. A |Fig. B |Fig. C |

Questão 1. Considerando os métodos de estudo da célula, responda: (VALOR: 6 PONTOS).
a) Asmicrografias A, B e C foram obtidas por meio de quais microscopias? Justifique sua resposta. (VALOR: 1 PONTOS).
As micrografias A, B e C são respectivamente provenientes de microscopia eletrônica de varredura, microscopia de fluorescência e microscopia de luz de campo claro. Podendo-se observar na figura A uma imagem tridimensional com feições topográficas, com uma superfície com grandenitidez de detalhes, podendo ser observadas seguintes características em micrografias de microscopia eletrônica de varredura. Já na figura B onde a microscopia utilizada é a de fluorescência se pode analisar intensa fluorescência nas camadas da amostra e por fim na figura C se vê que o núcleo e o citosol estão corados e apresentam grande contraste de uma microscopia de luz.

b) Expliquesucintamente como a micrografia A deve ter sido obtida. (VALOR: 1 PONTO).
Para uma análise como a da figura A, onde a microscopia utilizada é a microscopia eletrônica de varredura, onde a transmissão fornece informações a partir de cortes ultrafinos de células ou tecidos para a interação dos elétrons com o material, é necessário que o material sofra a fixação com glutaraldeído e pós-fixaçãocom tetróxido de ósmio, desidratação em série alcoólica ou acetona, deve passar por uma secagem especial ‘’ponto crítico’’ e por fim elétrons secundários ou refletidos partem da superfície da amostra que é bombardeada pelo feixe eletrônico, que ligado ao sistema de coleta de sinal o amplifica, e por ultimo um sistema para compor a imagem final, que consiste em monitor de vídeo.



c)Faça uma comparação entre o limite de resolução, os tipos de fonte, de lente e de formação de imagens entre os microscópios utilizados para a obtenção das figuras A e B. (VALOR: 2 PONTOS).
O limite de resolução do microscópio eletrônico de varredura utilizado para visualização da figura A pode chegar a 0,2 nm,a fonte são os elétrons, sua lente de visualização é eletromagnética e a formaçãode imagem é por elétron-opacidade, enquanto que no microscópio utilizado para visualização da figura B, microscópio de fluorescência, o limite de resolução é de 200 nm, a fonte é a luz visível, suas lentes de visualização são de vidro, convexa e a formação de imagens é a partir de absorção.



d) Quais dos microscópios citados na questão anterior possibilitariam a visualização de umabactéria e de um vírus sabendo-se que eles apresentam dimensões de 2µm e 20nm, respectivamente? Justifique. (VALOR: 2 PONTOS).
A bactéria poderia ser vista tanto pelo microscópio eletrônico de varredura quanto pelo microscópio luz de campo claro e o vírus somente pelo de varredura, pois esses microscópios possuem poder de resolução suficiente para que se possa fazer essa visualização.Questão 2. As macromoléculas biológicas são fundamentais para as células. Com base no que foi discutido em sala de aula, complete o quadro abaixo. (VALOR: 3 PONTOS).

|Macromolécula |Localização nos fibroblastos |Função |
|Carboidratos |glicocálix...
tracking img