A personalidade no ambiente corporativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3676 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumario




1. O que é personalidade? 3

2. Determinantes da Personalidade 3

2.1. Hereditariedade 3

2.2 Ambiente 4

2.3 Situação 5

3. Traços de Personalidade 5

3.1 Primeiras pesquisas sobre traços primários 6

3.2. Indicador de tipos de Myers-Briggs 7

3.2.1. O Modelo Big Five 8

4. Principais Atributos de Personalidade que influenciam o comportamento Organizacional 94.1. Centro de Controle 9

4.2. Maquiavelismo 10

4.3. Autoestima 10

4.4. Auto Monitoramento 11

4.5. Assumir Riscos 11

4.6 Personalidade Tipo A 12

5. Personalidade e Cultura Nacional 12

6. Alcançando a adequação da Personalidade 13

6.1. Adequação do Individuo ao Trabalho 13











Introdução

O trabalho a seguir esta embasado no tema de personalidade.Abordaremos de forma breve sua origem e seus conceitos psicológicos. Temos o foco de mostrar a personalidade no ambiente de trabalho e qual área ela se enquadra melhor. Sendo assim auxiliando de melhor forma a escolha de profissionais a uma determinada área.





































1. O que é personalidade?



Quando falamos de personalidade,não estamos dizendo que uma pessoa tenha charme, uma atitude diante da vida, um rosto sorridente ou que seja finalista na categoria “Miss Simpatia” em um concurso qualquer.

Quando um psicólogo fala de personalidade, ele se refere a um conceito dinâmico que descreve o crescimento e o desenvolvimento de todo o sistema psicológico de um individuo. Mais do que analisar aspectos de uma pessoa, apersonalidade se refere a um total agregado que é maior do que as somas das partes.

A definição de personalidade mais frequentemente utilizada foi criada por Gordon Allport há mais de 60 anos. Ele diz que a personalidade é “a organização dinâmica interna daqueles sistemas psicológicos do individuo que determinam seu ajuste especifico ao ambiente.” Para nosso proposito aqui, vamos considerar apersonalidade como a soma total das maneiras como uma pessoa reage e interage com as demais. Ela é a mais frequentemente descrita em termos dos traços mensuráveis exibidos por um individuo.



2. Determinantes da Personalidade

Uma das primeiras discussões dentro do estudo da personalidade foi tentar definir se ela era resultado da hereditariedade ou do ambiente. A personalidade seriapremeditada no nascimento ou seria consequência das interações do individuo com seu ambiente? Obviamente não existe uma resposta simples para isso. A personalidade parece ser resultado de ambas as influencias. Além disso, hoje reconhecemos um terceiro fator – a situação. Por isso, a personalidade de um individuo adulto é considerada, de maneira geral, como resultado dos fatores ambientais e hereditários,moderados pelas condições situacionais.



1. Hereditariedade

A hereditariedade se refere a todos os fatores determinados na concepção. A estatura, a beleza dos traços, o sexo, o temperamento, a força e flexibilidade muscular, o nível de energia e os ritmos biológicos são algumas das características que costumam ser consideradas como sendo completa ou substancialmente influenciadaspelos pais da pessoa, ou seja, pelos seus perfis biológicos, físicos e psicológicos. A abordagem hereditária argumenta que a explicação definitiva para a personalidade de um individuo esta na estrutura molecular de seus genes, localizada nos cromossomos.

Três diferentes ramos de pesquisa dão algum credito ao argumento de que a hereditariedade tem um papel importante na determinação da personalidadede uma pessoa. O primeiro deles estuda os fundamentos genéticos do comportamento e temperamento humanos entre crianças pequenas. O segundo estuda irmãos gêmeos separados no nascimento. O terceiro, a coerência na satisfação com o trabalho no decorrer do tempo e em diferentes situações.

Estudos recentes com crianças pequenas resultaram em um grande suporte ao poder da hereditariedade....
tracking img