A perestroika ressuscitou o chauvinismo grão-russo

5132 palavras 21 páginas
A perestroika ressuscitou o chauvinismo grão-russo
Por Aldo Rebelo *

A rebelião nacionalista abala a União Soviética e espanta o mundo. Dos Bálcãs ao Cáucaso a fronteira soviética estremece a cada manifestação de georgianos, armênios, azerbaidjãos, estonianos, lituanos, ora assumindo caráter de disputas étnicas e religiosas, ora contestando diretamente a hegemonia russa no Estado soviético.

O terremoto nacionalista teve seu epicentro recente na República da Geórgia. Ali uma manifestação nacionalista foi massacrada por tropas russas com um resultado de dezenove mortos e mais de duzentos feridos, na praça principal de Tiblisi, a capital.
Mas data do ano passado o agravamento dos conflitos. Em fevereiro e março de 1988, aproximadamente 1 milhão de pessoas foram diariamente às ruas de Erivan, capital da república da Armênia, apoiar a anexação do território de Nagorno-Karabakh à Armênia. Para se entender melhor o problema, Nagorno-Karabakh é um enclave de maioria de população armênia, dentro do território do Azerbaidjão. A maioria dos armênios de Nagorno-Karabakh quer o retorno à administração armênia, o que não é desejado pelo Azerbaidjão. A disputa criou uma situação singular, colocando o Soviete Supremo e o Partido Comunista (revisionista) da Armênia contra o Soviete Supremo e o Partido do Azerbaidjão. Depois de vários conflitos de rua, com dezenas de mortos, Gorbachev interveio, retirou o chefe do partido em Nagorno-Karabakh e colocou um interventor em seu lugar.
A animosidade entre armênios e azerbaidjãos chegou a tal nível que quando um terremoto arrasou o norte da Armênia, dezembro último, os azerbaidjãos muçulmanos saíram às ruas de Baku (capital) festejando o desastre e atribuindo a um castigo de Alá os 50 mil mortos e 500 mil desabrigados armênios.
A Estônia, Letônia e Lituânia são as mais ocidentais das repúblicas soviéticas. O nível de desenvolvimento dessas repúblicas é superior ao da própria Rússia. No embalo da perestroika e da glasnost

Relacionados

  • Socialismo brasileiro e a social democracia brasileira
    125629 palavras | 503 páginas