A PERCEPÇÃO DOS GESTORES ACERCA DA INFLUÊNCIA DO ENADE DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO CURSO DE PEDAGOGIA

2484 palavras 10 páginas
A PERCEPÇÃO DOS GESTORES ACERCA DA INFLUÊNCIA DO ENADE DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO CURSO DE PEDAGOGIA
Simone Braz Ferreira Gontijo
Instituto Federal de Brasília - Brasil
Universidade de Brasília simonegonti@gmail.com RESUMO
O artigo tem como objetivo analisar as percepções dos gestores de um curso de Pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior do Distrito Federal/Brasil, em relação às possíveis influências do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes na organização do trabalho pedagógico do curso e das práticas avaliativas desenvolvidas em sala de aula. Para tanto, se fez um recorte da pesquisa de doutoramento em educação que se encontra em fase de análise de dados. Os dados gerados a partir de entrevistas com os gestores foram analisados por meio do Alceste e a Classe relativa à percepção desses sujeitos foi denominada Ações institucionais, pertencente ao Eixo - Visão institucional acerca do Enade.
Palavras-chave: Avaliação, Enade, Pedagogia.

INTRODUÇÃO
O Sistema de Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) tem como uma de suas características integrar três modalidades de instrumentos de avaliação distintos, a Avaliação das Instituições de Educação Superior (Avalies), a Avaliação de Curso de Graduação (ACG) e o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Portanto, é um sistema que avalia a Instituições de Educação Superior (IES), os cursos por elas ofertados e o estudante. Para Sanders (1994), a definição de avaliação que mais se adequa ao Sinaes é a que ela é “um processo sistemático de identificação de mérito e valor” (apud RISTOFF; GIOLO, 2006, p. 204).
Dentre os instrumentos avaliativos do Sinaes destaca-se a ênfase dada aos resultados do Enade, uma vez que esse possui um peso maior que os demais instrumentos de avaliação (60%) e à medida que a avaliação externa atribui uma média elevada ao conhecimento adquirido pelo estudante ao longo do curso, a avaliação para as aprendizagens praticada no âmbito da IES também poderá

Relacionados