A pequena sereia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Sereiazinha
O conto de fadas que inspirou os estúdios Disney a criarem o desenho animado A Pequena Sereia foi originalmente escrito originalmente em 1836 pelo dinamarquês Hans Christian Andersen (foto). Se você lê em inglês, o conto está disponível no site Hans Christian Andersen.
Para lê-lo em Português, procure em qualquer biblioteca que tenha contos infantis, ou baixe-o aqui. O que eutenho é a ótima tradução de Monteiro Lobato da Editora Brasiliense, 1958. Foi com ela que fiz as citações abaixo.
Um breve resumo da história:
Tudo começa quando a sereiazinha recebe autorização para ir à superfície e salva o príncipe de um naufrágio. Contudo, o jovem príncipe nunca fica sabendo que fora ela sua salvadora, ele pensa ter sido uma garota humana. Melancólica, a sereiazinha vai até abruxa do mar pedir que ela a transforme em humana, em troca disso, a bruxa tira-lhe a voz, pois era a mais bela voz do oceano.
Após a transformação, a sereia encontra o príncipe e passa anos muda em sua companhia. Um belo dia, o príncipe reencontra a garota que ele pensava tê-lo salvado e se casa com ela. A maldição da bruxa era que a sereiazinha morreria se o príncipe se casasse com outra, então,suas irmãs cortam seus próprios cabelos e os dão à bruxa em troca de um punhal que devia ser enterrado no coração do príncipe para salvar sua irmã mais nova.
Porém, para não morrer, a sereiazinha teria que matar o príncipe naquela noite e deixar gotas do sangue dele caírem em suas pernas para que ela voltasse a ser sereia. Não tendo coragem de matar seu amor, ela se sacrifica e morre, setransformando em uma filha do ar que dali a 300 anos conseguiria uma alma imortal se ajudasse os outros.
Fatos curiosos:
* Ela não tem nome. Referem-se a ela apenas como "sereiazinha".
* Eram apenas seis irmãs e não sete como no filme.
* Quando as sereias completavam 15 anos, recebiam uma autorização para visitar a superfície.
* Era a avó paterna que cuidava das princesas e não orei.
* As irmãs encorajam a sereiazinha a ir ver o príncipe.
* A avó era especialista em coisas humanas e a sereiazinha sempre a consultava.
* O povo do mar vivia até 300 anos e quando morriam se tornavam espuma do mar.
* Não possuíam uma alma imortal como os seres humanos. O único jeito de uma sereia conseguir uma era se apaixonarem por um humano e fazê-lo se apaixonar por ela.* Ela vai procurar a bruxa do mar por livre e espontânea vontade.
* A bruxa diz que a sereia é tola em querer ser humana que que irá sofrer muito quando se tornar uma.
* A bruxa corta a língua da sereia para impedi-la de falar e diz que seduzirá o príncipe com seu "belo corpo e lindos olhos".
* A família da sereiazinha vai visitá-la à noite no lago do palácio.
* O prínciperealmente se apaixona por sua noiva humana e não é hipnotizado como no filme.

A versão de 1989 de A Pequena Sereia poderia ser intitulada “A Grande Sortuda”. Nessa versão da Disney, a princesa Ariel termina sendo transformada em um ser humano para que possa casar com Eric. Há uma festa maravilhosa com a presença de seres humanos e seres do mar.
No entanto, no original de Hans ChristianAndersen, Ariel vê o príncipe casar-se com outra e entra em desespero. Oferecem-lhe uma faca com a qual ela poderia matá-lo, mas, em vez disso, ela salta para o mar e morre ao voltar para a costa. Hans Christian Andersen modificou um pouco o final para amenizar a história. Na nova versão, ao invés de morrer na espuma da praia, ela se torna “filha do ar”, esperando ir para o céu. De qualquer forma, elamorre.

http://www.contandohistoria.com/a_pequena_sereia.htm

A Pequena Sereia

Ari : Era uma vez, em um reino no fundo do mar uma simpática sereinha chamada Ariel.
Cris: Eu morava com meu pai o Rei Tritão, minhas sete irmãs e os meus amigos, Sebastião e Linguado.
Ari: Ariel era a filha caçula do rei e vivia sonhando com o mundo acima da superfície, o mundo dos humanos. Era fascinada por...
tracking img