A pedra e a arquitetura greco-romana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1748 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IESP Faculdades
Pós-graduação em Design de interiores
DISCIPLINA: Revestimentos, Materiais e Acabamentos


A pedra e a arquitetura Greco-Romana

Dos povos da antiguidade, os que apresentaram uma produção cultural mais livre foram os gregos, que valorizaram especialmente as ações humanas, na certeza de que o homem era o ser mais importante do universo. Assim, o conhecimento,através da razão, esteve sempre acima da fé em divindades. Enquanto os egípcios procuravam fazer uma figura realista de um homem, o escultor grego acreditava que uma estátua que representasse um homem não deveria ser apenas semelhante a um homem, mas também um objeto belo em si mesmo.

Na arquitetura, o templo foi um dos deixados mais importantes da arte grega ao Ocidente. Os primeiros templos erampequenas construções na forma de cabanas, feitas de madeira, cascalho ou tijolos de barro. Mas a partir do século VII a.C. foram substituídos pela pedra. Estes eram construídos com linhas retas e formas simples, sem arcos nem abóbodas. Era basicamente uma sala retangular, à qual se tinha acesso através de um pequeno pórtico. Eram construídos sobre uma base geralmente de três degraus com colunas nopórtico, na extremidade oposta ou em todos os seus lados. Internamente, o templo era uma zona fechada contendo uma ou mais salas onde se colocava a estátua do deus. Em cada extremidade da construção, o frontão era preenchido por figuras esculpidas e relevos apareciam nas vigas apoiadas pelas colunas. Os arquitetos gregos preocupavam-se mais com o exterior do que com a área interna, já que ascerimônias eram realizadas ao ar livre.

A partir do aperfeiçoamento dessa forma básica, se configurou o templo grego que se conhece hoje. Surgiram então os primeiros estilos arquitetônicos: o dórico, ao sul, e o jônico, a leste. Os templos dóricos eram em geral baixos e maciços. As colunas não possuíam base e o fuste tinha forma acanelada. O capitel, em geral muito simples, terminava numa molduraconvexa chamada de equino. A construção jônica, de dimensões maiores, apresentava uma fileira dupla de colunas, um pouco mais estilizadas, e apresentava igualmente um fuste acanelado e uma base sólida. O capitel era decorado por duas volutas e os frisos eram decorados em altos-relevos. Mais adiante, no período clássico, a arquitetura grega atingiu seu ponto máximo. Surgiu assim um terceiro estilo,o coríntio, que se caracterizava por um alto capitel cuja extremidade era decorada por folhas de acanto.

O helenismo foi o momento em que os gregos já haviam chegado à plenitude e passaram a espalhar sua arte pelo Egito, Ásia Menor, Síria e por Roma.

Mesmo com toda influência da visão helenística a respeito da arte, os romanos não renunciaram seu interesse próprio: retratar os traçosparticulares de uma pessoa. O que acabou ocorrendo foi um arranjo entre a concepção artística romana e a grega.

Discute-se o fato de que os Romanos não criaram um estilo próprio, pois a arquitetura da Roma Antiga é formada por um conjunto de elementos gregos e etruscos. O plano do templo é herdado dos etruscos e a ornamentação é grega, sendo o estilo romano mais prático e menos lírico.

A partir doséculo II a.C., os arquitetos da antiga Roma dispunham de dois novos materiais de construção: o opus cementicium - uma espécie de concreto armado e o opus latericium, o ladrilho, que era muito versátil. Essa combinação possibilitava a construção de grandes abóbadas, mas muito leves.

O processo de evolução da arquitetura romana reflete-se basicamente em dois setores principais: o das escolaspúblicas e o das particulares. No âmbito das escolas públicas, as obras apresentavam dimensões monumentais e quase sempre formavam um conglomerado desordenado em torno do fórum - ou praça pública - das cidades. As obras particulares como os palácios urbanos e as vilas de veraneio, se desenvolveram em regiões privilegiadas das cidades e em seus arredores, com uma decoração pomposa e distribuída em...
tracking img