A pedagogia realista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (766 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
JÉSSICA RUANNE LIMA
LUDIMILLA DE SOUSA OLIVEIRA
ROMARISON CONCEIÇÃO NASCIMENTO

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
SÉC. XVII: A PEDAGOGIA REALISTA

IMPERATRIZ-MA
2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL DOMARANHÃO-UEMA
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE IMPERATRIZ- CESI
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
CURSO: HISTÓRIA - IV PERÍODO
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
PROFESSOR: NONATO.

A PEDAGOGIA REALISTAResumo realizado para obtenção e complementação de nota da disciplina História da Educação, ministrada pelo professor Nonato na Universidade Estadual do Maranhão-UEMA.

IMPERATRIZ-MA
2012
APEDAGOGIA REALISTA

O século XVII foi considerado na pedagogia realista o século do método. Nesse sentido, será abordado desde o contexto histórico aos dias atuais o que se tornou a pedagogia e ainfluência de alguns sociólogos em relação ao tema.
No séc. XVII, ainda persistiam as contradições decorrentes do processo de desmantelamento da ordem feudal e da ascensão da burguesia, como o consequentedesenvolvimento do capitalismo. Intensificando-se o comércio, a colonização assumia características empresariais, enquanto a Europa era inundada pelas riquezas extraídas da América.
Mas a principalcaracterística desse mesmo século, está na política que esteve presente no absolutismo real, e entre os teóricos que defendiam o poder irrestrito de uma minoria e que Thomas Hobbes especulava dizendoque " não se tratava, no entanto, de buscar os fundamentos do absolutismo a partir do direito divino dos reis, mas sim de acordo com o contrato, o Pacto Social. Esta visão de Hobbes é um sinal dostempos em que as explicações religiosas começaram a ser substituídas pela valorização da autonomia da razão.
À medida que a burguesia se fortalecia, tomava força também, a teoria do liberalismo. Diantedisso, manifestou-se o filósofo inglês John Locke com o pensamento de que parte da questão da legitimidade do poder, e que coloca em questão a legitimidade do estado de natureza do ser humano em que...
tracking img