A pedagogia hoje: olhar sobre a complexidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2235 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

















A PEDAGOGIA HOJE: UM OLHAR SOBRE A COMPLEXIDADE


Tiago de Paula



















Porto Alegre
Setembro/2009
Município: Porto Alegre
Estado: RS
Turma: 371
Pólo: Ulbra POA
Tutora: Maria Elizete Inácio
Semestre/Ano: 2009/02



A PEDAGOGIA HOJE: UM OLHAR SOBRE A COMPLEXIDADE¹

TiagoRibeiro de Paula
Orientadora: Maria Elizete Inacio


Resumo: O artigo tem a intenção de apresentar argumentos que relacionam a Pedagogia com o fenômeno da complexidade, bem como apresentar um breve olhar sobre a teoria sistematizada por Edgar Morin. Assim, relaciona-se alguns pressupostos do pensamento complexo e a Pedagogia.

Palavras-chave: educação; pedagogia; complexidade; ciênciapedagógica.
















INTRODUÇÃO

A formação de professores, nas últimas décadas, tem sido influenciada pela complexidade atual. As transformações ocorridas no mundo da ciência, a incorporação da tecnologia da informação e da comunicação aos processos de formação e qualificação humanas, a globalização econômica, a mudança das relações familiares tradicionais, entre outrosfatores complexos da nossa sociedade têm levantado novas dúvidas e diálogos sobre a formação de professores e pedagogos. Assim, este artigo procura abordar algumax questões centrais a respeito da Pedagogia hoje, sua complexidade e possíveis rumos para o futuro.



PEDAGOGIA: UMA CIÊNCIA EM CONSTRUÇÃO...

Conforme Libâneo (2007, p.17): "a pedagogia é o campo científico que faz umareflexão sistemática sobre a prática educativa, a educação, que é o objeto de estudo da pedagogia".
A educação por sua vez é um fenômeno tipicamente humano, dinâmico, histórico e em constante mutação. Isso exige por parte da Pedagogia a elaboração de um discurso próprio; da construção de categorias específicas de análise do fenômeno educativo a partir das contribuições de outras ciências que tambémanalisam os processos de formação humana.
Assim, a Pedagogia pode requerer para si a investigação do campo educativo propriamente dito, como também de seus desdobramentos práticos, e com isso constitui-se em conhecimento integrador das descobertas das demais áreas.
A Resolução n.1/2006 - CNE/CP, de 15 de maio de 2006, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais (BRASIL,2006), no artigo 2º, parágrafo 2º, item II, evidencia que a Pedagogia enquanto área do conhecimento que estuda o fenômeno educativo necessita da contribuição de outras áreas do conhecimento como: "filosófico, histórico, antropológico, ambiental-ecológico, psicológico, o lingüístico, o sociológico, o político, o econômico, o cultural". Isso demonstra que a Pedagogia é uma ciência aplicada. Ou seja, elase apóia na contribuição de outras ciências para poder elaborar seu próprio discurso científico.
A Pedagogia, segundo (MORIN, 2005) poderia ser compreendida como um todo, como a emergência, como o produto das inter-relações e das interações dos aportes epistemológicos das outras áreas do conhecimento científico que, dinamicamente, contribuem para a síntese integradora sistematizada pelaPedagogia. Diria-se que o todo (o discurso pedagógico) não se confunde com as partes (aportes das demais ciências). No entanto, um não acontece sem a colaboração do outro. O todo é algo maior que a soma das partes
Cabe à pedagogia a preocupação com a objetividade do conhecimento, tendo em vista que:
“a objetividade parece ser uma condição necessária, evidente e absoluta detodo o conhecimento científico. A objetividade é uma coisa absolutamente certa. Ela é determinada por observação e verificações concordantes, a objetividade é o resultado de um processo crítico desenvolvido por uma comunidade/sociedade científica num jogo em que ela assume plenamente as regras (MORIN, 2000).”


Considerada a Pedagogia uma das ciências humanas, seu conhecimento teórico...
tracking img