A pedagogia de jesus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2838 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Pedagogica de Jesus – O mestre por Excelência
J. M. Price.


Introdução

Neste tempo que vivemos de “esfriamento” espiritual nas igrejas, este livro vem com uma proposta desafiadora a aqueles que foram chamados por Deus a exercerem o cargo de professor seja este em igrejas ou em escola seculares. Jesus realmente é o Mestre por Excelência e exemplo maior a ser seguido a todos educadores.A IDONEIDADE DE JESUS PARA ENSINAR.

Jesus esteve preparado para este missão e não há ninguém mais idôneo do que Ele para ensinar. Muitos elementos contribuíram para prepará-lo eficientemente para o Magistério, alguns humanos, outros divinos, alguns inerentes e outros desenvolvidos por ele.

O Elemento mais importante na qualificação de qualquer professor é justamente aquilo que ele é emsi. Seus exemplos falam muito mais alto que sua voz. Mais importante que o que aprendemos é com quem aprendemos. Jesus é a verdade encarnada em João 14:6 Jesus afirma: “Eu sou a verdade...” Ele foi 100% o que ensinou. Sendo Deus se encarnou e por isso possui perfeitas qualidades que afetava diretamente em seu ensino em duas maneiras, dando-lhe autoridade pois seus ensinamentos viam de dentro enão precisava de escoras ou de confirmação em Marcos 1:22 encontramos a confirmação desta verdade e a outra era que Jesus inspirava confiança pois vivia o que pregava.

O desejo de servir é uma das qualificações essenciais ao professor é o interesse que ele tem pelos seus alunos através do amor o leva muitas das vezes a superar qualquer tipo de deficiência de conhecimento e de técnica. Jesus tinhaeste interesse no seu caráter, sua preocupação maior era as pessoas e não os credos, cerimônias,organizações e etc.. Ele via o povo como “Ovelhas sem pastor” Mar. 6:34.
Jesus encarnou e revelou todo o amor de Deus, e se compadeceu dos homens por todos os males por eles sofridos, seu coração se derretia de simpatia por um mundo necessitado e suas mãos espalhavam simpatia , serviço e ajuda atodos que encontrava pelo caminho, sendo assim concluímos que o vivo desejo de servir é indispensável ao ensino vitorioso.

Jesus tinha crença no Ensino, Ele via no ensino a oportunidade de formar os ideais, as atitudes e a conduta do povo em geral. Sua vivencia nos ensinamentos deu-lhe o titulo de mestre. Encontramos na bíblia somente três vezes a palavra cristão e a palavra discípulo quesignifica aluno ou aprendiz, 243 vezes todas elas relacionadas ou mencionadas aos seguidores de Jesus. Ele ensinava em qualquer lugar e nos últimos dias de sua vida dedicou-se ao ensino e preparo do pequeno grupo de discípulo que a ele se agregara e deixou uma ordem educadora aos seus discípulos em Mateus 28:19-20 ( ensinar, batizar, discipular).

Jesus valorizava o Conhecimento das Escrituras, poiseste é o primeiro material que vai usar. Sendo assim Jesus se mostrou perfeitamente qualificado, citações das Escrituras sempre nortearam seus ensinos. Estes ensinos se iniciaram na infância dentro do lar, mais tarde nas sinagogas, e escolas ligadas a ela.

Sendo assim o livro relata também que Jesus tinha Compreensão da natureza humana, e de seus problemas, sua maneira de ensinar era totalmentedidáticas e orientadas para aquilo que passava no mais intimo do coração do homem, João 2:25 nos relata esta verdade. O mestre sem duvida foi no mais profundo do coração do homem, quando tinha conhecimento do que se passava dentro dele, Ele podia dizer aos seus ouvintes se estes eram bons ou maus, atentos ou desatentos, amigos ou inimigos, interessados no seu ensino ou não, concordando com ele ounão, este conhecimento da natureza humana o ajudou a não cair nas armadilhas preparadas muitas vezes pelos seus inimigos.

Jesus tinha domínio da arte, ele não anunciou propriamente nenhum princípio psicológico especial, nenhuma teoria de educação, nenhuma prática pedagógica, mas mostrou perfeitamente conhecedor de todos os seus elementos principais e os usou de maneira mais que eficiente....
tracking img