A paz e a autodeterminação dos povos em kant

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (745 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Aluna: Thamires Coutinho de Lyra Saraiva
Resenha 1 – “A paz e a autodeterminação dos povos em Kant” – Teoria das Relações Internacionais 1

João Almino, escritor e diplomata brasileiro, faz umresumo seguido de análise da obra de Immanuel Kant. É desse texto que faremos a seguir uma pequena síntese.
Almino começa defendendo o realismo de Kant em relação à compreensão da natureza humana. Masao longo do texto percebemos que é apenas nesse quesito que o autor o classifica como tal. Por isso é importante entender que Kant reconhece a natureza má existente na nossa espécie, mas que teriasido superada com o reconhecimento da necessidade de um Estado para nos regulamentar e proteger. Assim segue esse pensamento de uma maneira otimista ao acreditar que o mesmo pode ser feito no âmbitointernacional, desde que todos os Estados reconhecendo através da razão a ameaça que uma guerra representa, compartilhassem de tais ideais, e em favor da sua própria segurança, abdicassem ao ato daguerra. Seria o tratado da paz perpétua.
É necessária uma análise cuidadosa do pensamento Kantiano afim de não cometermos erros de interpretação. Por isso Almino é cuidadoso em sua reflexão sobre oassunto. Portanto quando Kant afirma que o modelo de todos os Estados deve ser o republicano para que seja assegurada a paz universal, Almino procura detalhar muito bem o que tal modelo significa para opensamento do autor trabalhado, já que modelos políticos não são estáticos, e vem mudando ao longo dos anos. Chegando a conclusão que o sistema a que se refere Kant é aquele em que há um sistemarepresentativo, divisão de poder, liberdade dos súditos e igualdade entre eles. Esse é, fundamentalmente, o significado de república para Kant.
Tal questão nos remota a outra quase que instantaneamente,afinal no cenário internacional mundial recente evidenciamos guerras, que sob a justificativa de levar um modelo político mais justo a países com modelos ditatoriais, se sustentaram. Então será que a...
tracking img