A PAZ PERPÉTUA E OUTROS EPÚSCULOS

832 palavras 4 páginas
KANT, em A PAZ PERPÉTUA E OUTROS EPÚSCULOS busca demonstrar como a humanidade pode alcançar a paz de forma a perpetuá-la, isto é, como conviver em um planeta em que a guerra inexiste. Para tanto, há certas normas a serem seguidas a fim de se extinguir as hostilidades entre os povos, tais como: o desaparecimento dos exércitos nacionais, a suspensão de dívidas públicas com os demais Estados ou então, a falta de uma constituição soberana a todos os Estados. A partir desta última, o filósofo afirma que apenas uma constituição republicana e o direito cosmopolita asseguraria que tais méritos fossem alcançados.
Para que a paz seja atingida, o filósofo argumenta que é necessário compor um Estado com poderes divididos que dirija o governo a fim de evitar a guerra, constituindo uma federação de Estados. Contudo, não há um sistema legislativo exterior a esses, cabendo, então, ao direito cosmopolita assegurar para que a hostilidade entre os povos não gere conflitos rompendo com o estado de paz. Kant acredita que a guerra está conectada à natureza humana e que somente pelo uso da razão, os homens poderão viver com conjunto. Isto inviabiliza o julgamento moral da ação política, pois a natureza egoísta do homem o fará agir de forma a não seguir com a moral. A partir da aproximação dos povos, as diferenças culturais, como as línguas e as religiões existentes, deixaram de ser um fomento a guerra e gradativamente, passarão a fazer parte das relações humana harmonicamente.
Kant propõe dois tipos de mudanças para se atingir a Paz Perpétua. A primeira a curto prazo, consiste em dois objetivos: Cessar Fogo e Supressão do Conflito Armado. O tópico “Cessar Fogo” prega que todas as nações em guerra, deveriam, literalmente, Cessar Fogo. Mas essa regra também se aplica a Estados que não estejam em guerra. É necessário, para esse grupo, acabar com as condições que possam levar à guerra. Entramos aí na segunda proposta de curto prazo eleita por Kant; a Supressão dos Conflitos Armados

Relacionados