A participação da contabilidade nas empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (828 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Toda e qualquer organização independente de visar ao lucro, ser uma fundação, uma cooperativa, uma organização não-governamental (ONG) ou simplesmente um grupo de pessoas que trabalham juntas paraalcançar um objetivo, utilizam-se de recursos diversos, como pessoas, materiais, equipamentos e área física, entre outros. Alguns desses recursos podem ser emprestados, comprados à vista ou financiados,para poder trabalhar as pessoas de uma organização precisa constantemente de informações dos recursos envolvidos e utilizados, ou seja, toda organização usa contabilidade, não importa o tamanho, afinalidade ou a constituição jurídica, além de ajudar a entender mais sobre as empresas ela procura responder as perguntas críticas de qualquer grupo de pessoas interessadas nas organizações, como:Qual é desempenho da empresa?
Qual é a posição da empresa nesse momento?
Onde estão aplicados seus recursos?
Obrigatoriamente toda empresa deve ter um contador que seja o responsável técnico peranteos órgãos governamentais.
A contabilidade é um sistema de informação em si e que também faz parte de um sistema de informações gerenciais dentro de uma organização, através de técnicas, normas eprincípios mantém um controle permanente do patrimônio das organizações, evidenciando qualquer modificação nos relatórios contábeis para os usuários possam analisar e tomar as decisões.
A finalidade dacontabilidade é fazer o controle do patrimônio, fornecer informações sobre a composição do patrimônio e as variações patrimoniais, bem como apurar o resultado das atividades econômicas desenvolvidaspara alcançar seus fins, que podem ser lucrativos ou sociais.
O controle patrimonial das organizações é feito pelo balanço patrimonial, esse tem uma estrutura dividida entre Ativo, Passivo e PatrimônioLíquido. O balanço patrimonial é uma demonstração contábil estática destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, a posição patrimonial e financeira da organização.
1 - PATRIMÔNIO...
tracking img