A palavra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1717 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC
CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS




BRUNA AMARO
JULIANI CASAGRANDE IRVINE
KAROLINE RODRIGUES
KATRINI DE SOUZA DE LEMOS
LAIS SILVA LAURINDO QUERINO
PATRICIA FERNANDES DA SILVA DAL MOLIN
THAYSE RICKEN TURAZZI


A MOTIVAÇÃO PELA INFORMAÇÃO








CRICIÚMA, MARÇO DE 2013
BRUNA AMARO
JULIANI CASAGRANDE IRVINEKAROLINE RODRIGUES
KATRINI DE SOUZA DE LEMOS
LAIS SILVA LAURINDO QUERINO
PATRICIA FERNANDES DA SILVA DAL MOLIN
THAYSE RICKEN TURAZZI



A MOTIVAÇÃO PELA INFORMAÇÃO



Trabalho apresentado ao curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade do Extremo Sul Catarinense, para cumprimento parcial da disciplina de Endomarketing, solicitado pelaprofessora Vera Lucia Leal Crispim.








CRICIÚMA, MARÇO DE 2013
SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 04
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 05
2.1 Motivação 05
2.2 Comunicação 07
2.2.1 Feedback 08
2.3 Motivação pela informação 09
3 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12



1 INTRODUÇÃO


Hoje o foco das empresas é o bem-estar do seu funcionário, e o seu objetivo esta em descobrir o que os motiva.O funcionario é a base para o sucesso da empresa, pois ele agrega seu conhecimento com muito mais eficácia perante a motivação.
Manter o funcionário motivado e aumentar os seu nível de desempenho são grandes desafios para os gestores, e é nesse momento que a comunicação entra como ferramenta para atingir esses pontos. Uma forma de atingir isso é informando os funcionários sobre suamissão, valores e objetivos.
Diante disso buscou-se através deste trabalho verificar como a comunicação é fator fundamental para a motivação do funcionário, além de esclarecer o que é motivação e comunicação.



















2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 Motivação
A motivação é um dos temas mais comuns e abordados na prática organizacional. Segundo Spector(2002), a motivação refere-se ao desejo de adquirir ou alcançar algum objetivo, ou seja, a motivação resulta da vontade ou necessidade do sujeito.
A palavra motivação vem da palavra motivo e o sufixo ação, que significa movimento, atuação ou manifestação de uma força, uma energia, um agente. (Broxado, 2001). Portanto, motivação nada mais é do que um motivo que gera uma ação.
Deacordo com Muchinsky (2004), a motivação possui cinco conceitos importantes: o comportamento, o desempenho, a habilidade, as restrições situacionais e a motivação.
• Comportamento: é a ação da qual entendemos sobre motivação. Exemplo: O comportamento em si pode ser acertar uma cesta de basquete, um alvo com uma arma.
• Desempenho: resultado de alguma avaliação decomportamento. Exemplo: digitar quarenta palavras por minuto pode representar um desempenho adequado em alguns cargos e em outros não.
• Habilidade: é o grau de competência do sujeito diante de um objeto ou atividade.
• Restrições situacionais: são fatores que facilitam ou dificultam o comportamento. Exemplo: empresa com equipamentos adequados facilita o comportamento.• Motivação: é a união entre a habilidade do sujeito, da sua motivação diante do que ele vai fazer e das restrições situacionais.

Maslow era um psicólogo americano que através de sua Teoria das Necessidades afirmava que todos nós possuímos uma hierarquia de necessidades que precisam ser sanadas para nos sentirmos motivados. (Chiavenato, 2000)




[pic]Segundo Martins (2002) no nível das necessidades fisiológicas estão qualificadas as necessidades de alimentação, de sono, de abrigo e de desejo sexual. Nas necessidades de segurança estão as necessidades de segurança e estabilidade. Outro nível que Maslow apresenta é a de necessidades sociais, onde o sujeito necessita de aceitação, participação da sociedade. Outro nível é o de autoestima, onde o...
tracking img