A paixao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3778 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE GOIÁS – FESGO
CURSO DE PSICOLOGIA


PAIXÃO

Goiânia,
2012

OBJETO DA PESQUISA

PAIXÃO

Procuraremos esclarecer na pesquisa o que o cotidiano de um relacionamento movido pela paixão poderá se tornar ao longo de um período movido por itens básicos de uma relação saudável ou um relacionamento conflituoso.
As paixões podem ser movidas por sentimentos comociúme, amor, prazer, dependência amorosa, obsessão, satisfação, confiança entre outros, alem dos sentimentos conheceremos também as alterações fisiológicas que os hormônios causam quando uma pessoa está apaixonada.
O estudo irá considerar o individuo como um ser subjetivo e também com herança familiar, social e genética, passando por todas as fases do individuo onde caracteriza o inicio da paixãopatológica.
Estudaremos várias teorias onde se explica o porquê e quando começa a obsessão pelo outro, esclarecendo assim na vida adulta as muitas fases do SER apaixonado.


INTRODUÇÃO

A paixão é sentida como um momento de plena felicidade por alguns, pois é um sentimento imprevisível e espontâneo. É o momento em que se permite idealizar o que se necessita no outro.
É o relacionamentoconsigo mesmo, uma projeção daquilo que se deseja, no outro. Como uma visão narcísica, vendo a própria imagem no objeto de paixão.
Sentir-se apaixonado não tem rótulo de fazer bem ou mal. Para muitas pessoas, apaixonar-se é sempre uma aventura e vive esse sentimento em toda a sua amplitude sem deixar-se cegar. Já outras pessoas não lidam tão bem com tal sentimento, por ser avassalador e demasiadoforte.
É fato que todos nós em algum momento da nossa existência nos apaixonamos ou vamos nos apaixonar e é importante sabermos que reações tal sentimento pode nos causar.
A paixão pode nos ajudar a compreender processo pelos quais passamos, mecanismos como liberdade, poder e submissão feminina, por exemplo.
Entende-la será um grande progresso para a compreensão do movimento de massa. “Antesda Segunda Guerra, a paixão era vista como um sentimento de segundo escalão, mais para ser vivida por adolescentes do que por adultos. A ciência não prestava muita atenção nela”, diz Helen Fisher, antropóloga  da Universidade Rutgers, Nova Jersey.
Tal sentimento é causador de uma revolução química em nossos cérebros, aliás, é por causa disso que nenhuma paixão é duradoura. Na verdade, se fosse,nenhum sujeito suportaria isso é biologicamente impossível. Imagine só, se uma paixão durasse 10 anos, nenhum ser humano duraria sem comer ou dormir direito.
Então, é importante para nós humanos nos apaixonarmos, essas substancias químicas nos fazem bem, mas em dose moderada. E como não podemos nos apaixonar periodicamente, uma vez que nem temos condições de escolher ou controlar isso,substituímos a paixão por outras atividades para sentirmos essa felicidade plena, que muitas vezes dura pouco.

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

“paixão1
pai.xão1
sf (lat passione) 1 Sentimento forte, como o amor, o ódio etc.2 Movimento impetuoso da alma para o bem ou para o mal. 3 Mais comumente paixão designa amor, atração de um sexo pelo outro. 4 Gosto muito vivo, acentuada predileção por alguma coisa. 5 Acoisa, o objeto dessa predileção. 6 Parcialidade, prevenção pró ou contra alguma coisa. 7 Desgosto, mágoa, sofrimento prolongado. 8 Os tormentos padecidos por Cristo ou pelos mártires.” (Dicionário MICHAELIS,2011)

A Paixão é o começo para qualquer relacionamento por mais curto ou duradouro que seja. O corpo humano trás consigo várias formas de expressar esse sentimento, os neurotransmissores, oshormônios e outros moduladores são responsáveis por caracterizar o que mais nós agrada no outro, através de estímulos externos: visuais, táteis, olfativos entre outros. A paixão é de todos os sentimentos, o mais voraz. A paixão é solúvel no tempo.
Oscar Wilde afirmou uma vez que a única diferença entre um capricho e uma paixão eterna é que o capricho dura um pouco mais. Os seres humanos são...
tracking img