A paisagem urbana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5758 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito
As dinâmicas sociais promovidas nos processos de urbanização imprimem no espaço urbano os traços da organização social, política e econômica das relações humanas. Aldo Rossi ratifica esta afirmação quando considera que “a cidade, como coisa humana por excelência, é constituída por sua arquitetura e todas aquelas obras que constituem seu modo real de transformação da natureza” . Odesenho das cidades éexprime, portanto, o modo como essas relações são traduzidas e materializadas.
As vias públicas, as edificações, os equipamentos, os monumentos, a vegetação, o mobiliário, e todos os demais elementos das cidades, integrados, ou não, com o ambiente natural compõem o cenário urbano. Sejam eles fixos ( como as construções, árvores, pavimentação, ruas), ou semifixos como ( anúncios,comércio ambulante) ou ainda móveis (como os automóveis, pessoas), dão forma ao que José Afonso da Silva define como “a roupagem com que as cidades se apresentam a seus habitantes e visitantes” , a formando assim a Paisagem Urbana.
De modo mais específico, Camila Mendes conceitua paisagem urbana como “a percepção individual, espacial e temporal da composição de todos os elementos fixos,semifixos e móveis” . A autora acredita que a paisagem urbana resulta das constantes e diferentes formas de associação dos vários elementos que a constituem.
Nesse sentido, Wilheim considera que:
Uma paisagem urbana constitui uma realidade física, composta por edificações e equipamentos, por elementos da natureza e por espaços entre construções; paisagem complexa que é percebida, em conjunto ou emdetalhe, pelos moradores e pelos usuários de uma cidade. Trata-se, portanto, do resultado perceptível de múltiplas ações humanas, que se somam e se modificam com o tempo. Estas ações se realizam sobre um sítio natural, com sua topografia, sistema de drenagem, microclima, fauna e flora original. A paisagem urbana, resultante da atividade do homem alterando este sítio natural, é a tradução concreta davida de uma cidade, em termos de espaços construídos e mensagens percebidas pelas pessoas.
Baseando-se no pensamento de cada autor observa-seinferi-se, portanto, que a paisagem urbana está intimamente ligada à composição dos elementos físicos da estrutura urbana que, funcionando simultaneamente, formam a paisagem como resultado da percepção de cada indivíduo acerca do caminho percorrido ouespaço observado.
Embora cada indivíduo crie e assuma sua própria imagem do ambiente, existe um senso comum que atende a um maior número de pessoas do grupo inserido em um mesmo contexto sociocultural. Nesse sentido, considerando esse consenso, a paisagem urbana como resultado das atividades, das formas, dos significados e de práticas sociais, Kevin Lynch considera que a imagem ambiental é formada porum conjunto de símbolos associados a conceitos referentes a identidade, a estrutura e a significado.
Uma imagem viável requer, primeiro, a identificação de um objeto, o que implica sua diferenciação de outras coisas, seu reconhecimento enquanto entidade separável. A isso se dá o nome de identidade, não no sentido de igualdade com alguma outra coisa, mas com o significado de individualidade ouunicidade. Em segundo lugar, a imagem deve incluir a relação espacial ou paradigmática do objeto com o observador e os outros objetos. Por último, esse objeto deve ter algum significado para o observador, seja ele prático ou emocional.

Deste modo, Lynch define identidade no sentido de particularidade, estrutura como a relação física do objeto com o observador e significado como o sentido práticoe emocional para quem observa. Esse pensamento sugere, portanto, o reconhecimento visual atrelado ao seu valor semântico.
Ainda considerando os princípios da imagem ambiental, Lynch sugere o estudo da paisagem urbana através da função dos elementos físicos que a constituem. São eles as vias, os limites, os bairros, os pontos nodais e os marcos.
Contudo, em a A Imagem da Cidade, uma das obras...
tracking img