A outra historia americana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (603 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1) O título do filme, A outra história Americana (ou mesmo em inglês, American History X), possui um conteúdo simbólico extremamente instigante. Utilizando os conceitos vistos em aula, desenvolva umaargumentação sobre as múltiplas possibilidades do sentido deste título.
O titulo do filme “A Outras Historia Americana” possui um fundo simbólico que atenta a historia americana diferente darepresentada pelos estúdios de Hollywood, a de nacionalismo e democracia.
Há um paradoxo no sentido da democracia americana, pois ao mesmo tempo em que serve de exemplo, mostra-se falha ao apresentardesigualdade social e racial. Esse cenário de desigualdade e preconceito pode ser claramente visto em cenas do filme como quando Derek, despreza e atira em negros até suas mortes; ou quando expulsa de suacasa o namorado da mãe após uma discussão, por ele ser judeu; quando ele aponta como parasitas os mexicanos que trabalham no supermercado; ou no jogo de basquete entre negros e neonazistas, o qual éuma cena bem significativa das relações raciais nos Estados Unidos, quando negros e brancos disputam territórios de poder, representados pelo uso da quadra e pelo controle do bairro.
A rivalidadeentre negros e neonazistas continua presente apos a prisão de Derek, pois apos perceber que os ideais neonazistas de seus companheiros de cadeia não eram iguais aos seus, resolveu se afastar deles. Esseafastamento resultou na aproximação de Derek com um negro que trabalhava junto a ele na prisão, essa amizade resultou em raiva do grupo neonazista e violência sexual por parte dos mesmos.
Um pontoimportante do filme, é a reflexão que apesar do país possuir um histórico preconceituoso, existe a possibilidade de que a mentalidade preconceituosa possa mudar, como acontece com Derek no decorrer dofilme. Seu pensamento muda aos poucos graças a influencia de fatos, como conhecer um negro e perceber que este foi injustiçado, pois havia recebido pena maior que a sua, sendo que cometera um crime...
tracking img