A os de Alta Resist ncia Dual Phase

2363 palavras 10 páginas
Trabalho Interdiscilinar Dirigido
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA

A substituição de aços convencionais por aços de alta resistência para estampagem na indústria automobilística.

CURSO: Engenharia Mecânica - Professor TIDIR: Marcelo Espindola
Alunos: Deborah Carolina Oliveira, João Carlos Feliciano, Rafael Roberto de Abreu,
Rogério Lopes, Valéria Meireles Marques.

Resumo –O“Dual Phase”é definido como Aço Avançado de Alta Resistência “Advanced High StrengthSteel - AHSS”. Esse aço apresenta uma microestrutura que consiste de uma segunda fase dura (martensita) dispersa em uma matriz de ferrita (macia), o que confere a ele excelente combinação de resistência, conformabilidade e tenacidade. O objetivo do presente trabalho é apresentar o processo de fabricação, características e desempenho do aço “Dual Phase”relatados na literatura em caráter comparativo a um Aço de Alta Resistência e Baixa Liga “High StrengthLowAlloy- HSLA”.
Palavras-chave: “Dual Phase”, Aços de Alta Resistência, Microestrutura.

1. Introdução

Um dos maiores mercados para aços de alta resistência e responsável pelo desenvolvimento de novos materiais e tecnologiasé a indústria automobilística. Nas últimas décadas a crescente demanda por carros mais seguros, econômicos e menos poluentes exigiram das montadoras, siderúrgicas e comunidade científica investimentos na pesquisa de novos aços. O resultado foi o aumento significativo na utilização de aços avançados de alta resistência, visando assim, atender os requisitos ligados á conformabilidade, á resistência mecânica e resistência á corrosão.
A indústria automobilística tem promovido enormes avanços na evolução metalúrgica dos aços ao longo dos anos. Basta lembrar que os primeiros automóveis possuíam feitio quadrado basicamente em função da inadequada estampabilidade das chapas dos aços ferrítico-perlíticos, uma conseqüência não só da incipiente ciência metalúrgica da época, bem como das limitações dos processos industriais de

Relacionados