A ORIGEM DOS PICTOGRAMAS

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1733 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
A QUESTÃO DA ESCRITA
A Origem da Escrita e seu Surgimento
No início, a escrita era feita através de desenhos: uma imagem estilizada de um objeto significava o próprio objeto. O resultado era uma escrita complexa (havia pelo menos 2.000 sinais) e seu uso era bastante complicado. Essa escrita, na forma de Desenhos, se chamava pictográfica. Os sinais tornaram-se gradativamente maisabstratos, tornando o processo de escrever mais objetivo.
O sistema pictográfico evoluiu para uma forma escrita totalmente abstrata, composta de uma série de marcas na forma de cunhas e com um número muito menor de caracteres.
Esta forma de escrita ficou conhecida como cuneiforme (do grego, em forma de cunha) e era escrita em tabletes de argila molhada, usando-se uma espécie de caneta de madeira com aponta na forma de cunha. Quando os tabletes endureciam, forneciam um meio quase indestrutível de armazenamento de informações.
A escrita cuneiforme era composta de aproximadamente 600 símbolos, distribuídos de cima para baixo e da direita para a esquerda.
A escrita cuneiforme foi usada para a forma escrita das línguas da Assíria e Babilônia, línguas bastante diferentes da sumeriana. Embora aescrita cuneiforme fosse muito menos adaptada a estas línguas, a escrita foi amplamente usada no Oriente Médio, numa vasta gama de documentos, desde registros comerciais até cartas de reis.
A escrita cuneiforme evoluiu para a escrita ideográfica não utilizava apenas rabiscos e figuras associados à imagem que se queria registrar, mas sim uma imagem ou figura que representasse uma ideia,tornando-se posteriormente uma convenção de escrita. Os leitores dependiam do contexto e do senso comum para decifrar o significado. As letras do nosso alfabeto vieram desse tipo de evolução. Algumas escritas ideográficas mais conhecidas são os hieroglíficos egípcios, as escritas sumérias, minoica e chinesa, da qual provém a escrita japonesa.
A escrita alfabética apesar de ter sua origem nosideogramas perde seu valor ideográfico e assume a função de representação fonográfica, passando por inúmeras transformações. Primeiro surgiram os silabários, conjunto de sinais específicos para representar as silabas, isto é, os sinais representavam silabas inteiras em vez de letras individuais. Os fenícios inventaram um sistema reduzido de caracteres que representavam o som consonantal,característica das línguas semíticas encontrada hoje na escrita árabe e hebraica.
Mais tarde, por questão de facilidade, dado ao tamanho das peças que serviam para escrita, os escribas, homens letrados vindos das classes populares livres ou escravas, responsáveis pela escrita dos textos que circulavam entre a nobreza e aristocracia, passaram a escrever, buscando uma convenção de forma e direção, da esquerdapara a direita, resultando na forma atual do sistema alfabético.



Após, surgiu a escrita ideográfica, que não utilizava apenas rabiscos e figuras associados à imagem que se queria registrar, mas sim uma imagem ou figura que representasse uma ideia, tornando-se posteriormente uma convenção de escrita. Os leitores dependiam do contexto e do senso comum paradecifrar o significado. As letras do nosso alfabeto vieram desse tipo de evolução. Algumas escritas ideográficas mais conhecidas são os hieróglifos egípcios, as escritas sumérias, minoica e chinesa, da qual provém a escrita japonesa.

Depois essa escrita passa a associar símbolos fonéticos, ainda sem nenhuma vogal, com os seus referentes: é a chamada escritafonética.

Primeiro surgiram os silabários, conjunto de sinais específicos para representar as sílabas, isto é, os sinais representavam sílabas inteiras em vez de letras individuais. Os fenícios inventaram um sistema reduzido de caracteres que representavam o som consonantal, característica das línguas semíticas encontrada hoje na escrita árabe e hebraica.


Em seguida, os gregos adaptaram...
tracking img