A Origem Dos Mapas Trabalho Geografia 2 1BIMESTRE 1A EM

892 palavras 4 páginas
Introdução
Neste trabalho iremos falar sobre a Origem dos Mapas, contando sua: Tipologia, Classificação das Projeções, Elementos que os compõem, seus Fatos Históricos e suas Escalas.
A Origem dos Mapas
Os mapas que atualmente conhecemos, mas em que nosso dia-dia não damos quase nenhum valor, surgiram a um grande tempo atrás bem simples não muito elaborados, mas que ajudavam bastante as populações daquelas épocas no sentido de localização, até que após uma grande evolução virou o que é nos dias de hoje.
Tipologia dos mapas:
Mas você minha cara professora, sabe quais são os tipos de mapas existente, bom iremos citar estes em tópicos:
-Mapas Históricos: Mapas mais antigos, de aparência velha;
-Mapas Físicos: Mapas que mostram as características físicas de um determinado local, dentre elas: os rios, o relevo, a vegetação, a altitude, entre outras características.
-Mapas Econômicos: Mapas que mostram as atividades financeiras ou socioeconômicas de um determinado lugar.
-Mapas Políticos: Mapas que mostram a distribuição territorial de lugares. Exemplos: fronteiras, divisas de estados, cidades e etc.
-Mapas Demográficos: Mapas que mostram índices referentes à população. Dentre eles: número de habitantes, densidade demográfica, entre outros.
-Mapas estilizados ou de anamorfose: Mapas que no caso distorcem locais, para representar as informações neles contidas. Por exemplo: um mapa relacionado à economia deixará maior os países com maior economia e menor aqueles que tiverem a economia baixa.

Projeções Cartográficas:
Agora falando sobre projeções cartográficas, é possível afirmar que: essas servem para diminuírem as imperfeições de um mapa, assim dando mais cientificidade à cartografia. Alguns exemplos de projeções são:
- Projeção Azimutal Equidistante Polar: O polo norte é o centro do mapa, e a partir dele as distâncias estão em escala verdadeira, bem como os ângulos azimutais;
- Projeção de Hölzel: Apresenta contorno em elipse, proporcionando uma

Relacionados