A origem do serviço social na europa e no brasiç

Páginas: 12 (2838 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2011
a
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

4 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

INTRODUÇÃO

O capitalismo surgiu como um grande divisor das sociedades e das relações entre os homens o capitalismo gera um o mundo de cisão da ruptura da exploração da maioria pela minoria, um mundo em que a luta de classes se transforma na luta pela vida, e superação da sociedade burguesa. Aigreja se divide em dois campos: o catolicismo e protestantismo. A prática social, desenvolvida pelo Serviço Social europeu sob influência da Igreja Católica, teve como preocupação maior a questão da pobreza, mantendo-se, sagazmente distante das manifestações dos trabalhadores, pois seu grande objetivo era cooptá-los, levando-os a um ajustamento da ordem social vigente.
A questão social deixou deser tratada como caso de polícia para ser reconhecida como deficitária da relação entre capital e trabalho, pois os capitalistas tiveram de reconhecer que não era mais possível dominar pela repressão, uma vez que este tratamento gerava conflitos e interferia de maneira negativa no processo de produção. Sentia-se assim a necessidade da criação de “consensos”. Assim, a institucionalização doserviço social se deu por uma determinação histórica específica, conforme afirma Iamamoto (1990 p 86-87): dar condições de extração de mais valia, propiciar o equilíbrio entre capital e trabalho, criar condições político-ideológicas ás manutenção das relações sociais, etc. Era necessário um acompanhamento sistematizado aos trabalhadores para impedir que as contradições geradas entre o capital e otrabalho ameaçassem a ordem vigente.
A demanda por formação técnica especializada terá no Estado seu setor mais dinâmico, ao mesmo tempo em que passará a incentivá-la, institucionalizando sua progressiva transformação em profissão legitimada dentro da divisão sociotécnica do trabalho.

DESENVOLVIMENTO

O capitalismo surgiu como u grande divisor da história das sociedades e das relações entre oshomens. O termo capital segundo Marx é uma relação social, enquanto o capitalismo significa um determinado modo de produção, marcado não somente por uma troca monetária, mas principalmente pela dominação do processo de produção pelo capital.

Com a revolução Industrial substituindo a mão de obra humana pelas máquinas, foi preciso o surgimento do serviço social. A assistência era encarada comoforma de controlar a pobreza e de ratificar a sujeição daqueles que não tinham posses ou bens materiais. A organização prática da assistência, como expressão de vários concílios, foi objeto de preocupação de muitos teólogos e membros destacados da igreja. E o grande organizador da doutrina cristã foi, Santo Tomás de Aquino, citando a caridade como um dos pilares da fé, para a justiça social aos maishumildes, contudo em nome da verdade histórica, é indispensável que se revele que muitas práticas de exploração, de repressão e de dominação política e ideológica foram realizadas sobre denominação de caridade.

A própria igreja católica, á medida que caminhou em seu processo organizativo como instituição, foi distacando-se dos pobres e aliando-se á burguesia.

A espiritualidadereligiosa foi substituída por uma preocupação marcenaria que tornou a igreja insensível á sorte de milhões de camponeses que viviam em um regime de brutal ser vidão.

Durante o período das inúmeras lutas religiosas desencadeadas pela reforma luterana, a prática da assistência passou por varias alterações, das quais a mais significativa foi a sua organização em bases laicais e não maisreligiosas.
Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos sofreram forte influência das novas idéias trazidas pelo protestantismo.
Um século após a reforma São Vicente de Paulo tentou restabelecer as bases cristãs da assistência, recuperado o esquema das sociedades e envolvendo os leigos. As próprias circunstâncias históricas logo se encarregaram de mostrar que o poder da burguesia não era...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As origens do serviço social na europa e no brasil
  • Origens do serviço social na europa, eua e brasil
  • Origem do serviço social na europa e no brasil ideologia dos profissionais durante o processo de...
  • Serviço social: das origens a araxá
  • Origens do serviço social
  • serviço social origem
  • a origem historica do serviço social
  • A origem do serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!