A origem do papel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1002 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Origem do Papel

Trabalho Realizado no âmbito da disciplina de Teoria e História do Design por:
Diogo Peixoto
Origem

Antes do fabrico do papel ser descoberto, muitos povos utilizaram outros métodos de comunicarem através da escrita. Na Índia, usavam-se folhas de palmeiras, os esquimós utilizavam ossos de baleia e dentes de foca, na China os livros eram feitos com conchas e carapaças detartaruga e só mais tarde em bambu e seda. Outros povos recorriam ao uso da pedra, do barro e até mesmo da casca das árvores.
A palavra papel tem origem no latim “papyrus” e faz referência ao papiro, uma planta que cresce nas margens do rio Nilo no Egipto.

Papiro

Do papiro eram extraídas fibras que mais tarde iriam servir para a fabricação de cordas, barcos e as folhas feitas de papiro paraa escrita. Quando a escrita surgiu, há mais de 6 mil anos atrás, as palavras eram inscritas em tabuletas de pedras ou argila. Por volta de 3000 a.C., o papiro foi descoberto pelos egípcios.
Esta planta, da família das cyperaceas, é muito comum nas margens de rios da África. As folhas são longas e fibrosas, um pouco semelhantes às folhas de cana-de-açúcar.
O papiro tinha outras funções no EgiptoAntigo. Os artesãos utilizavam a planta para a fabricação de cestos, redes e até mesmo pequenas embarcações (através da formação de feixes). Era também utilizado como alimento pelas pessoas mais pobres e também para alimentar o gado.
Para fabricar o papiro, os egípcios cortavam o caule da planta em tiras, dispondo-as lado a lado e em camadas cruzadas. Estas tiras vegetais eram colocadas umas àsoutras com uma água barrenta, após o que eram sujeitas à prensagem entre duas pedras. Por fim a folha de papiro era seca ao ar e amaciada com uma pedra de ágata.
Pergaminhos

Depois vieram os pergaminhos feitos de couro curtido de bovinos, bem mais resistentes. O pergaminho é um material de suporte gráfico que resulta do tratamento da pele de certos animais, como o carneiro, a cabra e a vitela.O aparecimento deste material resulta da necessidade de encontrar um suporte de escrita que conseguisse reter e perpetuar documentos de relevante valor histórico, ou seja, um substituto ao papiro, cuja produção na altura estava limitada quase exclusivamente às regiões egípcias com a respectiva vegetação apropriada, e cuja resistência aos agentes de degradação era bastante baixa.
Na opinião dealguns historiadores, as origens do pergaminho remontam ao primeiro milénio a.C., com o povo Assírio, embora Plínio refira a invenção da charta pergamene apenas no século II a.C. Contudo, a designação com que ficou universalmente conhecido deriva do nome de Pérgamo, cidade da Ásia Menor (hoje Bergama, Turquia), onde o rei Êumenes II, devido à proibição de exportação de papiros pelo rei Ptolomeus,viu-se obrigado a encontrar um material de escrita alternativo.
Pérgamo contribuiu para a fomentação da produção do pergaminho em grande escala e também para o seu aperfeiçoamento. Embora inicialmente, e até ao século VI, tenha sido preferencialmente empregue em códices, posteriormente começou a ser utilizado em documentos avulsos e cartas.
A técnica, no entanto, foi guardada a sete chaves,pois o comércio de papel era bastante lucrativo. Somente 500 anos depois de o papel ter sido inventado, os japoneses conheceram o papel graças aos monges budistas coreanos que lá estiveram.
O PAPEL

Oficialmente, foi fabricado pela primeira vez na China, no ano de 105, por Ts'Ai Lun, um empregado do imperador chinês Ho Ti, fabricou pela primeira vez um papel, a partir de uma pasta vegetal abase de fibras de cana de bambu, amoreira e outras plantas, dando origem ao papel que conhecemos hoje. 

T'sai Lun empreendeu esta tarefa seguindo ordens expressas do imperador, que lhe ordenou que fosse buscar novos materiais para escrever e investigar sobre eles. Durante 500 anos a técnica da elaboração do papel foi exclusiva dos chineses, que a guardaram zelosamente durante um longo período....
tracking img