A ORIGEM DO MUNDO DE GUSTAVE COURBET E A REGULA O MORAL DO CORPO

1459 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
INSTITUTO DE ARTES E DESIGN
ARTE E HISTÓRIA II

Joice Conceição dos Santos

A ORIGEM DO MUNDO DE GUSTAVE COURBET
E A REGULAÇÃO MORAL DO CORPO

Juiz de Fora
JULHO, 2014

Joice Conceição dos Santos

A ORIGEM DO MUNDO DE GUSTAVE COURBET
E A REGULAÇÃO MORAL DO CORPO

Trabalho apresentado à professora
Patrícia Meneses da disciplina Arte e
História II do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora como requisito parcial para aprovação na matéria. Juiz de Fora
JULHO, 2014

“Uma forma de violência extrema é a nudez que é um estado paradoxal de uma melhor comunicação ou uma lágrima de ser uma cerimônia patética que ocorre na transição da animalidade à humanidade”
(BATAILLE).

Através dos tempos, no campo da Arte, corpos femininos e masculinos – e todos os outros que não se encaixam neste modelo binário – têm recebido as mais diversas manipulações em sua estrutura externa para serem exibidos ao público.
Falar em “nu artístico” ainda hoje é algo complicado; e complexo. Fala-se em “linha tênue” entre o que seria artístico, e logo de bom tom, e o que não – o vulgar, de mal gosto, baixo, sujo.
A intenção do artista não é, aqui, tanto a questão. Não tanto quanto a moralidade que recai sob estas obras. Retocados, simulados, relativizados, romantizados, desconstruídos, reconstruídos, estes corpos atravessaram os séculos na corda bamba do onírico e do pudico, principalmente em relação às ditas partes íntimas. Íntimas para quem? Íntimas por quê? Íntimas quais? O termo remete à intimidade e, se todos no mundo têm “partes íntimas” – e se boa parte desse mundo lida com outras partes íntimas de outras pessoas – por que então o estarrecimento, ainda hoje, com algo que é tão próximo e intrínseco ao ser humano; e íntimo?
Há quem busque justificativas em fatores culturais, mas não há, da mesma forma, como escapar da ponderação de Petra Collins (McGuire, 2013) de que “é engraçado que de todas as imagens por aí, todas as imagens

Relacionados