A origem do cinema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5653 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tópico
1 – Origem do Cinema-
1.1 – Onde surgiu-
1.2 – Como funcionava no inicio-
1.3 – Principais Idealizadores-
2 – Primeiros Filmes-
2.1 – Primeiros Atores-
3 – Evoluções do Cinema-
3.1 – Tecnologias-
4 – O cinema no Brasil de Mazzaropi aos dias atuais
5 – Biografias-
6 – Filmes Brasileiros-
6.1 – Comentários sobre os filmes Brasileiros

Fontes:http://pensador.uol.com.br/autor/charles_chaplin/biografia/
http://educacao.uol.com.br/biografias/amacio-mazzaropi.jhtm
http://educacao.uol.com.br/biografias/marilyn-monroe.jhtm
http://pt.wikipedia.org/wiki/
http://www.webcine.com.br/historia1.htm

Origem do Cinema
Indícios históricos nos mostram que é antiga a preocupação do homem com o registro do movimento.
O desenho e a pintura foram as primeiras formas de representaros aspectos dinâmicos da vida humana e da natureza, criando narrativas através de figuras. O jogo de sombras do teatro de marionetes oriental é considerado um dos mais remotos precursores do cinema.
Experiências posteriores como a câmara escura e a lanterna mágica constituem os fundamentos da ciência óptica, que torna possível a realidade cinematográfica.

A invenção do cinema, não cabe a umaúnica pessoa ou a um povo específico, foi resultado de trabalhos e curiosidade de muita gente em diferentes países.
Muitos atribuem o nascimento do cinema aos irmãos Lumière, no ano de 1895.
Foi em 28 de Dezembro de 1895 que os irmãos Lumière exibiram no Salon Indien, aquele que veio a ser conhecido como o primeiro filme da história: "A Chegada de um Trem na Estação da Cidade". Neste filme, umtrem parecia sair da tela. O interesse pelo descobrimento foi enorme.
Os filmes desta época eram feitos sobre situações do dia a dia, como o trabalho ou relações familiares, mas começaram a perder a magia das primeiras apresentações.
Em função da grande imaginação de George Méliès, o cinema tomou um novo rumo.
A ideia de George foi transformar os sonhos das pessoas em imagens animadas na grandetela. Desta forma, Méliès foi o primeiro inventor de ficções cinematográficas.

Alguns de seus filmes: "Viagem à Luz" (1902) e "Viagem Através do Impossível" (1904).
Em seus filmes, Meliès adorava fazer alguns objetos desaparecerem e depois aparecerem. O cinema começava a dar seus primeiros passos.

Onde surgiu
Em 1876, Eadweard Muybridge fez uma experiência: primeiro colocou 12 e depois 24câmeras fotográficas ao longo de um hipódromo e tirou várias fotos da passagem de um cavalo. Ele obteve assim a decomposição do movimento em várias fotografias e através de um zoopraxinoscópio pode recompor o movimento. Em 1882, Étienne-Jules Marley melhorou o aparelho de Muybridge. Em 1888, Louis Aimée Augustin Le Prince filmou uma cena de cerca de 2 segundos mas a fragilidade do papel utilizado fezcom que a projeção ficasse inadequada.
William Kennedy Laurie Dickson, chefe engenheiro da Edison Laboratories, inventou uma tira de celulóide contendo uma sequência de imagens que seria a base para fotografia e projeção de imagens em movimento. Em 1891, Thomas Edison inventou o cinetógrafo e posteriormente o cinetoscópio. O último era uma caixa movida a eletricidade que continha a películainventada por Dickson, mas com funções limitadas. O cinetoscópio não projetava o filme. Baseado na invenção de Edison, Auguste e Louis Lumière inventaram o cinematógrafo, um aparelho portátil que consistia num aparelho três em um (máquina de filmar, de revelar e projetar). Em 1895, o pai dos irmãos Lumière, Antoine, organizou uma exibição pública paga de filmes no dia 28 de dezembro no Salão do GrandCafé de Paris. A exposição foi um sucesso. Este dia, data da primeira projeção pública paga, é comumente conhecida como o nascimento do cinema mesmo que os irmãos Lumière não tenham reivindicado para si a invenção de tal feito. Porém, as histórias americanas atribuem um maior peso a Thomas Edison pela invenção do cinema, quando na verdade o que ele fez foi pegar pequenos videos e exibi-los em...
tracking img