A origem do antropos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (439 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Antropologia
A Origem do Antropos
Uma pergunta em especial acompanha o ser humano desde os tempos mais remotos, “Quem somos nós?”.
Nos vemos qualitativamente diferenciados dos demais seres, porsermos dotados de racionalidade.
Freud observou, com ironia, que as grandes revoluções científicas são tendenciosas ao auxilio na derrubada da arrogância humana, afastando as convicções internalizadase externalizadas que temos da nossa posição dominadora. A primeira foi a Copernicana, que nos removeu de centro do universo para habitantes de um pequeno planeta que gira em torno do sol. A segunda,para Freud, foi a Darwiniana. Charles Darwin machucou o ego do homem, afirmando que seriam os primatas nossos parentes mais próximos, frutos de uma mesma evolução biológica. (A ciência comprovou aafirmação de Darwin, mas a palavra evolução foi o que fez com que o humano permanecesse com sua prepotência intacta: Continuamos acima dos demais animais. Essa visão acaba por justificar o domínio dohomem sobre o planeta).
A primeira teoria da evolução surgiu no inicio do século passado, onde Lamarck acreditava que os animais mudavam sob pressão e essas mudanças passariam para os descendentesgeneticamente. Embora errônea esta, serviu de base para Darwin na sua teoria da existência da variação casual e seleção natural.
A mudança evolutiva passa a ser vista como “O resultado da tendênciainerente da vida para criar novidades, na qual pode ou não ser acompanhada de adaptações às condições ambientais em mudança”.
... Mas ainda assim, quem somos nós, qual a origem do homem?
Uma vezquestionada nossa origem comum, a antropologia sempre se colocou a questão de por que e como somos diferentes dos animais. A ciência do humano se questionava a razão de haver diferenças comportamentais entre osgrupos humanos. A resposta para ambas as perguntas é a cultura. Apenas os homens fazem a cultura, pois somente nós temos a capacidade de simbolizar e é isso o que nos diferencia dos animais, e por...
tracking img