A origem da vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1220 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AUTORA: LUCIANA ARIA NASCIMENTO DA SILVA

1 INTRODUÇÃO 01

2 UMA BREVE BIOGRAFIA 01

3 SELEÇÃO NATURAL: A VERSÃO DE CHARLES DARWIN 02

CONSIDERAÇÕES FINAIS 03

REFERÊNCIAS 04

1 INTRODUÇÃO

O presente texto tem como finalidade apresentar de forma sucinta a origem da vida, que pode ser abordada sob várias perspectivas (filosófica, religiosa, física, química, geológica entreoutras) e neste trabalho não será possível aprofundá-las. É importante ressaltar que os modelos propostos para a origem da vida são tentativas de recriar a história desta evolução.

Iremos então, atentar para a versão da evolução biológica onde o modelo evolucionista Darwiniano encontra-se bem estabelecido há mais de um século. Para melhor situar a discussão é indispensável em primeirolugar examinar os níveis de organização inerentes à matéria viva.

O texto será dividido em três partes: a primeira parte destina-se a breve biografia de Charles Darwin; a segunda parte é referente à teoria da seleção natural e na última parte é sobre considerações da teoria de Darwin.

2 UMA BREVE BIOGRAFIA

O biologista e naturalista Charles Darwin nasceu na Inglaterra e viveude 1809 a 1882. Durante um período de cinco anos, ele colaborou com pesquisas realizadas em ilhas da América do Sul, Autrália e Nova Zelândia.

Ficou surpreso com o grande número de espécies de plantas e de animais que, até então, eram desconhecidos. O que lhe chamou mais atenção foi a incontável diversidade de espécies, que só conheceu na ilha dos Galápagos, situada na costa ocidental daAmérica do Sul. Durante os cinco anos que ele permaneceu nessa viagem científica, e também depois, o naturalista buscou descobrir a razão da grande diversidade de plantas e animais.

No ano de 1859, na certeza de ter encontrado a resposta aos seus questionamentos, ele escreveu o livro: A Origem das espécies. Posteriormente, Darwin escreveu outra Obra: A descendência do Homem, nesta obraele manifestou também suas idéias sobre o surgimento da raça humana no planeta terra. Seus dois livros geraram debates e muitas de suas idéias são aceitas até hoje pela ciência.

3 SELEÇÃO NATURAL: A VERSÃO DE CHARLES DARWIN

O princípio da evolução postula que as espécies que habitaram e habitam o nosso planeta não foram criadas independentemente, mas descendem umas das outras, ouseja, estão ligadas por laços evolutivos. Esta transformação, denominada evolução das espécies, foi apresentada e explicada satisfatoriamente por Charles Darwin, no seu tratado: A origem das espécies, em 1859.

Seleção natural é um processo da evolução proposto por Darwin e aceito pela comunidade científica como a melhor explicação para a adaptação e especialização dos seres vivos comoevidenciado pelo registro fóssil. Outros mecanismos de evolução incluem deriva genética, fluxo gênico e pressão de mutação. O conceito básico de seleção natural segundo Darwin é que características favoráveis que são hereditárias tornam-se mais comuns em gerações sucessivas de uma população de organismos que se reproduzem, e que características desfavoráveis que são hereditárias tornam-se menoscomuns.

Os princípios básicos das idéias de Darwin podem ser resumidos no seguinte modo:

• Os indivíduos de uma mesma espécie apresentam variações em todos os caracteres, não sendo, portanto, idênticos entre si.
• Todo organismo tem grande capacidade de reprodução, produzindo muitos descendentes. Entretanto, apenas alguns dos descendentes chegam à idade adulta.
• O número deindivíduos de uma espécie é mantido mais ou menos constante ao longo das gerações.
• Assim, há grande "luta" pela vida entre os descendentes, pois apesar de nascerem muitos indivíduos poucos atinge a maturidade, o que mantém constante o número de indivíduos na espécie.
• Na "luta" pela vida, organismos com variações favoráveis às condições do ambiente onde vivem têm maiores chances de...
tracking img